Jackie e Jeff Bezos: uma jornada de superação e apoio que ajudou a transformar a Amazon (MOLLY RILEY / Correspondente autônomo/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 15 de agosto de 2025 às 06h07.
Última atualização em 15 de agosto de 2025 às 06h08.
Jackie Bezos, mãe de Jeff Bezos, fundador da Amazon (AMZN), morreu na quinta-feira, 14, aos 78 anos. Jackie foi uma das investidoras iniciais da Amazon e ajudou a transformar a empresa de uma pequena livraria online em um gigante global, atualmente avaliado em quase US$ 2,5 trilhões. A mãe de Bezos era diagnosticada com demência com corpos de Lewy.
Jackie nasceu em Washington, D.C., no final de 1946, e foi criada em Albuquerque, no Novo México. Ela teve Jeff aos 17 anos, o que, na década de 1960, representava um grande estigma, especialmente em uma cidade como Albuquerque. Ela enfrentou dificuldades para concluir o ensino médio, com sua escola tentando expulsá-la, mas seu pai conseguiu negociar para que ela terminasse os estudos, embora não pudesse participar da cerimônia de formatura.
Após concluir o ensino médio, Jackie começou a trabalhar em um banco enquanto também se matriculava em cursos à noite. Jeff, ainda criança, a acompanhava nas aulas, e ela se dividia entre os estudos e a criação do filho. Sua dedicação foi reconhecida pelo próprio Jeff, que em 2020 mencionou com carinho o esforço de sua mãe, que aparecia nas aulas com duas mochilas — uma com livros e outra com fraldas e mamadeiras.