Negócios

Lucro da fabricante do Blackberry cai 27% no trimestre

A empresa teve um lucro ajustado de US$ 667 milhões, ou US$ 1,27 por ação

Mike Lazaridis, CEO da RIM, criadora do BlackBerry (Justin Sullivan/Getty Images)

Mike Lazaridis, CEO da RIM, criadora do BlackBerry (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 07h44.

Toronto - A Research In Motion (RIM) apresentou nesta quinta-feira uma queda de 27 por cento no lucro trimestral e disse que provavelmente venderia entre 11 milhões e 12 milhões de smartphones BlackBerry nas semanas em torno do Natal, o primeiro declínio em anos para esse período historicamente forte.

A RIM teve um lucro ajustado de 667 milhões de dólares, ou 1,27 dólar por ação, no trimestre encerrado em 26 de novembro.

O número não inclui uma baixa contábil maciça referente a Playbooks não vendidos ou uma cobrança associada a uma queda do serviço de outubro. A receita da companhia foi de 5,2 bilhões de dólares.

Analistas esperavam, em média, ganho de 1,19 por dólar por ação sobre vendas de 5,265 bilhões de dólares depois que a empresa canadense alertou sobre lucros, receitas e transferências em 2 de dezembro.

No mesmo trimestre do ano passado, a RIM teve lucro de 911,1 milhões de dólares, ou 1,74 dólar por ação, sobre vendas de 5,5 bilhões dólares.

Considerando a baixa contábil de 485 milhões dólares antes de impostos com a PlayBook e um processo de 54 milhões dólares relacionados com interrupção de serviços, a RIM teve um lucro de 265 milhões de dólares, ou 51 centavos por ação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasLucroBlackBerryBalanços

Mais de Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China