Negócios

Lucro da Repsol sobe com aumento de produção

Companhia teve alta de 47% no lucro líquido ajustado do primeiro trimestre, num resultado acima do esperado pelo mercado


	Repsol YPF: lucro líquido ajustado a itens extraordinários e custos de inventário atingiu 676 milhões de euros
 (Cristina Arias/Getty Images)

Repsol YPF: lucro líquido ajustado a itens extraordinários e custos de inventário atingiu 676 milhões de euros (Cristina Arias/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 09h46.

Madri - A petrolífera espanhola <a href="https://exame.com/noticias-sobre/repsol-ypf" target="_blank"><strong>Repsol </strong></a>teve alta de 47 por cento no lucro líquido ajustado do primeiro trimestre, num resultado acima do esperado pelo mercado e apoiado em forte crescimento de produção e melhores margens de refino.</p>

A Repsol disse que o lucro líquido ajustado a itens extraordinários e custos de inventário atingiu 676 milhões de euros (890,5 milhões de dólares) no primeiro trimestre, superando a previsão de uma pesquisa da Reuters de entre 501 milhões e 615 milhões de euros.

Antes de juros e impostos, o resultado cresceu 22 por cento, para 1,31 bilhão de euros, ante uma média da pesquisa de 1,17 bilhão.

Os números mostraram que a Repsol pode aumentar o lucro sem uma participação majoritária na companhia argentina YPF, que foi expropriada há um ano, embora os investidores estejam ansiosos por sinais de crescimento e oportunidades de financiamento neste ano.

A produção cresceu 11 por cento, para 360,3 mil barris de óleo equivalente (BOE) por dia, impulsionada pela produção de cinco dos principais projetos em seu novo plano estratégico: Estados Unidos, Espanha, Brasil, Rússia, Bolívia e Trinidad e Tobago.

A divisão de gás natural liquefeito (GNL) da Repsol, que será vendida à Royal Dutch Shell para reduzir dívida, mostrou lucro operacional triplicado, a 311 milhões de euros.

A dívida líquida caiu em 565 milhões de euros, para 3,87 bilhões de euros em 31 de março, desde o final de 2012.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralLucroPetróleoRepsol YPF

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares