Negócios

Lucro da Saudi Aramco supera expectativa no 1º trimestre

Os ganhos de empresas globais de energia como a Exxon Mobil aumentaram com a alta do petróleo, que avançou cerca de um terço neste ano

Saudi Aramco: Funcionário da Aramco caminha perto de um tanque de óleo na refinaria de petróleo Ras Tanura da Saudi Aramco e terminal de petróleo na Arábia Saudita (Ahmed Jadallah/Reuters)

Saudi Aramco: Funcionário da Aramco caminha perto de um tanque de óleo na refinaria de petróleo Ras Tanura da Saudi Aramco e terminal de petróleo na Arábia Saudita (Ahmed Jadallah/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de maio de 2021 às 10h03.

A produtora estatal de petróleo Saudi Aramco superou as previsões dos analistas nesta terça-feira com um aumento de 30% no lucro líquido do primeiro trimestre e manteve o pagamento de dividendos, ajudada pelos preços mais fortes do petróleo.

Os ganhos de empresas globais de energia como a Exxon Mobil aumentaram com a alta do petróleo, que avançou cerca de um terço neste ano, à medida que a demanda por combustível se recupera da pandemia e o excedente global de petróleo diminui.

"Dados os sinais positivos para a demanda de energia em 2021, há mais razões para estar otimista de que dias melhores estão chegando", disse Amin Nasser, presidente-executivo da maior exportadora de petróleo do mundo, em um comunicado. "E embora alguns ventos contrários ainda permaneçam, estamos bem posicionados para atender às crescentes necessidades de energia do mundo à medida que as economias começam a se recuperar", disse ele. O lucro líquido aumentou para 21,7 bilhões de dólares no primeiro trimestre, versus 16,7 bilhões no mesmo período do ano anterior.

A previsão de lucro líquido era de 19,48 bilhões de dólares, de acordo com uma média de estimativas de cinco analistas. A Aramco, listada em 2019 com a venda de uma participação de 1,7% principalmente para o público saudita e instituições regionais, disse que os lucros foram impulsionados também por maiores margens de refino e produtos químicos, ajudando a compensar a queda na produção.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoSaudi Aramco

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife