Negócios

Mercado em expansão: Fiat e Jeep passam a oferecer carro por assinatura

Depois de Toyota e Volkswagen, agora é a vez de duas importantes marcas aderirem ao modelo de negócio

Carro da Fiat: pacote personalizado (Paulo Bareta/FCA/Divulgação)

Carro da Fiat: pacote personalizado (Paulo Bareta/FCA/Divulgação)

JE

Juliana Estigarribia

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 12h26.

Última atualização em 11 de dezembro de 2020 às 13h01.

Depois de Toyota e Volkswagen, agora Fiat e Jeep passam a oferecer o serviço de carro por assinatura para pessoas físicas e pequenas e médias empresas no Brasil. Em princípio, serão 10 modelos disponíveis para locação, com contratos de 12, 24 e 36 meses.

O serviço será oferecido através de uma nova empresa criada pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Flua!, e funcionará, inicialmente, em projeto piloto.

"O público-alvo dessa nova empresa é o consumidor que quer tranquilidade e até liberdade pra investir seu dinheiro onde achar melhor. Ele quer sempre carro novo, mas é desapegado em relação à posse", afirma Fábio Siracusa, diretor da Flua!.

A estreia do novo serviço será no dia 15 de janeiro em 28 concessionárias de seis cidades de São Paulo e em quatro lojas da capital paranaense, totalizando 32 unidades. A primeira fase do projeto piloto terá seis meses. "Conseguiremos dados suficientes para expandir o serviço", diz Siracusa.

O modelo do negócio é similar ao da concorrência: no pacote, estão incluídos seguro, documentação, manutenção preventiva e assistência 24 horas.

O cliente poderá escolher entre 12, 24 e 36 meses de locação, com franquias de 1.000, 2.000 ou 3.000 quilômetros para rodar por mês. Há também a opção de compra do veículo ao final do contrato. Embora não abra valores, a Flua garante que os preços serão competitivos em relação aos do mercado.

Além disso, a proposta é de um carro totalmente customizado: o cliente poderá escolher versões e cores. O portfólio inclui oito modelos da Fiat (Argo, Nova Strada, Toro, Cronos, Grand Siena, Doblò, Fiorino e Ducato) e dois da Jeep (Renegade e Compass).

A contratação poderá ser feita de forma virtual. Ao se conectar à plataforma digital, o consumidor escolhe o modelo, define cor, opcionais, pacote de quilometragem e duração do contrato. A validação também é online e por celular. Para finalizar, a assinatura do contrato é via e-mail e a retirada do veículo será feita na concessionária selecionada.

Tendência

O negócio de carro por assinatura tem se mostrado uma forte tendência não só entre locadoras e seguradoras, mas também entre as montadoras.

No mês passado, a Volkswagen passou a oferecer o serviço. No ano passado, a Toyota lançou a Kinto, empresa de mobilidade que inclui a oferta de carro por assintura e, mais recentemente, a montadora japonesa também lançou o serviço de gestão de frota para empresas.

No caso da Flua!, o serviço será oferecido em parceria com a rede de 198 concessionárias da Jeep e 515 da Fiat ao redor do país, principalmente para a manutenção dos veículos.

Siracusa garante que o modelo não é conflitante com a o negócio core das montadoras e sua rede de concessionárias. "Há demanda para todos."

 

Acompanhe tudo sobre:FiatMontadoras

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares