Negócios

Microsoft investe US$ 300 milhões em Barnes & Noble

Aporte equivale a 17,6% de participação dos negócios digitais da livraria

Aplicativo Nook será incluído no novo Windows 8, com lançamento previsto para junho (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Aplicativo Nook será incluído no novo Windows 8, com lançamento previsto para junho (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 30 de abril de 2012 às 17h08.

São Paulo – A Microsoft está investindo 300 milhões de dólares na compra de 17,6% de participação dos negócios digitais de livros da Barnes & Noble. O plano é fazer com que o Nook, leitor de livros digitais da livraria americana, seja vendido em conjunto com produtos da fabricante. Para a Barnes & Noble, a principal vantagem será o acesso a outros países.

A fabricante ainda prevê fazer um investimento adicional de 180 milhões de dólares ao longo de três anos. Como parte da estratégia, haverá um aplicativo Nook incluído no novo Windows 8, com lançamento previsto para o início de junho. Ainda este ano, os computadores e tablets com o novo sistema operacional devem chegar ao mercado.

A aliança vem depois da Microsoft ter ameaçado processar a Barnes & Noble e os fabricantes do Nook, no ano passado, por violação de patente. Com o acordo, a livraria terá uma licença de royalties sob patentes da Microsoft para o Nook.

Para a livraria, o investimento vai significar o acesso a mais mercados internacionais, já que o Windows 8 será usado em todo o mundo. Atualmente, a livraria virtual Nook está disponível apenas nos dispositivos iPad e Android.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoInvestimentos de empresasFusões e AquisiçõesIndústria digital

Mais de Negócios

Elon Musk retoma o topo da lista dos mais ricos do mundo em disputa bilionária com Larry Ellison

Mulher de 50 anos transformou passatempo com os filhos em um negócio de US$ 1 bilhão

'Com apenas uma franquia, o franqueado tem um emprego, não um negócio', diz especialista americana

Gestão financeira dos MEIs ganha reforço com novas soluções do Mercado Pago