Negócios

Mitsubishi vai parar produção de carros na Europa Ocidental

Já havia especulação de que a montadora pudesse fechar a unidade na Holanda, que emprega cerca de 1.500 pessoas

A Mitsubishi Motors está construindo uma nova fábrica na Tailândia e estuda aumentar a produção na China e no Brasil (Divulgação)

A Mitsubishi Motors está construindo uma nova fábrica na Tailândia e estuda aumentar a produção na China e no Brasil (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 09h14.

Tóquio - A montadora japonesa Mitsubishi Motors informou que vai encerrar a produção de sua única fábrica na Europa Ocidental, localizada na Holanda, no fim deste ano, um movimento já esperado depois que as vendas caíram a um terço do seu auge.

A unidade Netherlands Car, ou NedCar, fabrica o modelo compacto Colt e os utilitários Outlander, mas representa menos de 5 por cento do total da produção global da Mitsubishi Motors, de 1,1 milhão de veículos no ano terminado em março do ano passado.

Com a expectativa de que demanda na Europa Ocidental continuará fraca, as montadoras têm mudado o foco para a Europa Oriental e outros mercados emergentes onde a projeção de crescimento das vendas é maior.

A produção da NedCar caiu para 50 mil veículos por ano, comparada com o máximo da capacidade de 200 mil veículos.

Já havia especulação de que a Mitsubishi Motors pudesse fechar a unidade, que emprega cerca de 1.500 pessoas, após a empresa ter afirmado que iria parar de fabricar o Colt na Europa no fim de 2012.

A companhia japonesa disse ainda não ter decidido o que fará com a fábrica. Os veículos destinados para o mercado europeu virão do Japão e da Tailândia.

A Mitsubishi Motors está construindo uma nova fábrica na Tailândia e estuda aumentar a produção na China e no Brasil, onde o crescimento projetado das vendas é superior ao de nações desenvolvidas.

A NedCar, baseada em Born, iniciou suas atividades em 1991 como uma joint-venture entre Mitsubishi Motors, Volvo e o governo holandês. A companhia japonesa tornou-se a única dona em 2011, após comprar a participação de seus sócios.

Acompanhe tudo sobre:Empresas brasileirasEmpresas japonesasIndústrias em geralPaíses ricosEuropagestao-de-negociosAutoindústriaMontadorasMitsubishiIndústriaHolandaCortes de custo empresariais

Mais de Negócios

O novo dono das cápsulas: Nestlé anuncia mudança no comando da Nespresso

Get in the Ring 2025: inscrições abertas para o duelo de startups no ringue

Aço Gerdau está presente na maior rampa de skate do mundo, em Porto Alegre

Quatro empreendedores que provam que um negócio de sucesso pode nascer do fracasso