Negócios

MMX faz acordo com sul-coreana SK Networks

Pelo acordo, a SK Networks comprará 700 milhões de dólares em novas ações da mineradora de Eike Batista

O empresário Eike Batista, presidente-executivo do grupo EBX, que controla a MMX (.)

O empresário Eike Batista, presidente-executivo do grupo EBX, que controla a MMX (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

São Paulo - A MMX anunciou nesta segunda-feira acordo com a sul-coreana SK Networks para fornecimento de minério de ferro com escoamento pelo Porto Sudeste, que a LLX desenvolve no Rio de Janeiro.

Pelo acordo, a SK Networks comprará 700 milhões de dólares em novas ações da mineradora de Eike Batista ao mesmo tempo em que a empresa fará oferta pública de permuta para comprar 100 por cento da LLX Sudeste, detentora do porto, por 2,3 bilhões de dólares.

O acordo prevê que a SK Networks e a MMX farão um contrato de fornecimento do minério de ferro envolvendo a produção das minas da MMX Sudeste e da MMX Chile.

A transação envolve a emissão pela MMX de até 2,2 bilhões de dólares em novas ações ordinárias a 13,963 reais por ação. Este preço será usado pela SK para compra dos novos papéis a serem emitidos pela mineradora.

"A MMX espera utilizar o capital levantado para financiar parte da aquisição da LLX Sudeste e para adquirir novos recursos e reservas de minério de ferro no Estado de Minas Gerais", informa a companhia em comunicado.

A SK Networks opera em 22 países e suas atividades envolvem trading de recursos naturais, petróleo e telecomunicações. A companhia faz parte do Grupo SK, quarto maior conglomerado da Coreia.

O volume de minério de ferro fornecido à SK Networks "não poderá ser inferior à participação da SK Networks na MMX no que diz respeito à produção da MMX Sudeste e de até 50 por cento da produção total de minério de ferro das minas da MMX Chile", segundo comunicado da mineradora.

Leia mais notícias sobre a MMX

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisEmpresasIndústriaMineraçãoMMXSiderúrgicas

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares