Negócios

Mondelez amplia instalação de geladeiras de chocolate no NE

Ela conseguia apenas distribuir caixas de variedades e de Bis em mercados de bairro, que não contam com ar condicionado

Mondelez: ela irá expandir o alcance do projeto este ano para novos estados (Exame/Site Exame)

Mondelez: ela irá expandir o alcance do projeto este ano para novos estados (Exame/Site Exame)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 30 de julho de 2017 às 08h00.

Última atualização em 30 de julho de 2017 às 08h00.

São Paulo – Quem nunca abriu uma embalagem de chocolate apenas para descobrir que o doce tinha derretido com o calor do sol? Em alguns estados do Brasil, o calor é tão intenso que a venda de chocolates é muito complexa.

Por isso, até algum tempo atrás a Mondelez Brasil, dona de marcas como Lacta, Bis e Sonho de Valsa, tinha uma venda reduzida na região do Nordeste. Ela conseguia apenas distribuir caixas de variedades e de Bis em mercados de bairro, que não contam com ar condicionado.

Para solucionar esse problema ela lançou, em 2013, o projeto Adega. Pequenos refrigeradores são instalados em lojas pequenas. O varejista não arca com o custo da instalação do eletrodoméstico. Dessa forma, a companhia consegue colocar todo o seu portfólio de doces nesses locais. A partir de 2015, a expansão foi mais forte e hoje a Adega já está em mais de 400 lojas na Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Adega é voltada para pequenos varejistas, com 5 a 9 caixas. Supermercados maiores são climatizados com ar condicionado e não têm a necessidade do aparelho. Já para canais menores, como padarias, a companhia estuda criar refrigeradores ainda menores, para colocar nos balcões, afirmou Paula Siqueira, gerente de Trade Marketing para as regiões Norte e Nordeste da Mondelez Brasil.

Nos locais onde a geladeira foi implementada, as vendas de produtos Mondelez cresceram 53%. “Em um cenário de alta competitividade, o varejista está vendo a diferença que o equipamento faz no negócio dele”, afirmou Siqueira.

O projeto deu tão certo que a empresa tem planos para expandir seu alcance esse ano e chegar em cidades do interior da Bahia e Pernambuco e novos estados, como Maranhão e Piauí. O investimento no projeto aumento 50% este ano em relação ao ano anterior.

 

Acompanhe tudo sobre:ChocolateMondelez

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros