(Eduardo Frazão/Exame)
Repórter de Negócios
Publicado em 31 de julho de 2025 às 20h26.
Última atualização em 1 de agosto de 2025 às 08h14.
A EXAME revelou nesta quinta-feira, 31, as empresas selecionadas para a quarta e maior edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME).
Os resultados vieram a público num evento para mais de 700 convidados no hotel Unique, em São Paulo. Assista ao evento na íntegra ao fim do texto.
Neste ano, a lista traz 470 empresas de 25 estados, representantes das cinco regiões do país. É um aumento de 27% em relação ao número de selecionadas no ano anterior.
Recorde também em número de inscrições: 750 negócios foram avaliados, aumento de 50% em relação ao ranking de 2024.
O ranking é uma forma de reconhecer os negócios e celebrar o empreendedorismo no país. Em todo canto do país.
Neste ano, o anuário celebrou a capacidade dos brasileiros de crescerem de norte a sul do país. Caso da Navegam, uma empresa que faz intermediação de barcos na Amazônia para logística e deslocamento, e da Nanovetores, que trabalha com nanotecnologia em Santa Catarina.
Para além da premiação em si, o evento contou com uma série de palestras especiais no Papo do Empreendedor.
Fundador da Cacau Show, Alexandre Costa abriu o painel de estreia do evento nesta quarta-feira compartilhando sua trajetória empreendedora e as apostas para o futuro da marca, que hoje soma quase 5.000 lojas no Brasil. O empresário destacou como a empresa vem transformando a experiência de compra em um verdadeiro ecossistema de consumo.
“No começo dos anos 2000, o cliente entrava, comprava e ia embora em 15 minutos. Hoje, com lojas maiores, cafés e espaços para crianças, esse tempo passou para mais de uma hora”, explicou.
A estratégia avançou ainda mais com hotéis temáticos, onde a relação com o consumidor se estende por dias, reunindo hospedagem, alimentação e entretenimento. Agora, o próximo passo é ainda mais ousado: a construção de um parque de diversões com investimento de R$ 2 bilhões, que terá a maior montanha-russa da América Latina.
Para Alê Costa, o grande propósito do empreendedor é conquistar a confiança do público. “Nosso papel é fazer as pessoas acreditarem no que a gente acredita e levar adiante esse propósito”, afirmou.
No painel “A caminho do bilhão”, três líderes empresariais compartilharam suas estratégias, desafios e próximos passos para manter o crescimento acelerado de suas empresas. As três empresas já participaram de edições anteriores do Prêmio Negocios em Expansão, mas não entraram este ano por terem ultrapassado o teto de 600 milhões de reais.
Caroline Nogueira, CEO da Premium Essential Kitchen (empresa especializada em alimentação corporativa), falou sobre a importância de escolher o caminho certo e construir relações de confiança para garantir um crescimento sustentável.
Marcelo Bentivoglio, cofundador e CFO da QI Tech (fintech especializada em infraestrutura tecnológica e regulatória para serviços financeiros), ressaltou a importância de aprender durante o processo de crescimento da empresa. “Nunca construí uma empresa de um bilhão, essa é a primeira vez. Estou aprendendo junto com o crescimento dela. Hoje, meu maior desafio é fazer meu time crescer e inovar no mercado, para que a empresa continue evoluindo”, afirma.
Ingrid Catherine Santos, CEO da Indra Energia (empresa especializada na comercialização de energia elétrica), abordou o crescimento sustentável no setor de energia, destacando o potencial do mercado de energia no Brasil. “O mercado de eficiência energética tem um potencial enorme, hoje há cerca de 90 milhões de pessoas que podem usufruir dos nossos serviços. Mas quando pensamos em expansão, pensamos no caixa. Crescer com segurança é a nossa prioridade, por isso investimos com cautela e focamos na sustentabilidade a longo prazo”, diz.
Os influenciadores Camila Coutinho e Rhavi Carneiro abordaram como a creator economy pode impactar dos menores aos maiores negócios.
"Se você está na dúvida sobre como começar, vá pela educação. Ensine o que aprenderam com as empresas de vocês. Vai abrir um horizonte que vocês não enxergam", disse o CEO da Fluency Academy durante o painel "Do seguidor ao cliente: a nova jornada do empreendedor".
Já a CEO do Grupo GE ressalta que o mercado está mudando novamente, citando a chegada do TikTok Shop como exemplo, e que são esses momentos em que é preciso ser curioso. "Quem chega cedo na oportunidade, bebe água limpa", resume a influencer.
Caito Maia, fundador da Chilli Beans, foi de um artista numa banda de rock para o dono da maior marca de óculos brasileira, com 26% do marketshare. No último painel do dia, ele contou a história da marca de óculos e deu dicas em como construir um branding de sucesso. Apostar na sustentabilidade, nos quiosques ao invés das lojas, nos UGC creators e na diversificação de receita foram alguns dos fatores que levaram a Chilli a alcançar um faturamento bilionário. "Espero que sirva como uma semente nos negócios de vocês", disse.
Antes da premiação, Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, também deixou uma palavra aos empreendedores. “Vocês são exemplo do Brasil que trabalha, investe, arrisca e olha o copo meio cheio”, disse.
O levantamento é dividido em seis categorias e considera a evolução da Receita Operacional Líquida (ROL) de um ano para o outro. Quanto maior o crescimento, melhor posicionada a companhia. Para a análise, as empresas enviaram documentos como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o balanço financeiro para a aferição.
A etapa seguinte foi a checagem dos perfis das companhias. Ao longo dos últimos meses, os times envolvidos no projeto analisaram o perfil das empresas, em busca de pontos sensíveis sob a ótica do compliance. O trabalho serviu de base para o anuário de empresas listadas a seguir.
Abaixo, as três empresas de cada categoria que apresentaram os maiores índices de expansão. Ao fim, veja a lista completa de cada categoria.
Veja todas as empresas vencedoras
Veja todas as empresas vencedoras
Veja todas as empresas vencedoras
Veja todas as empresas vencedoras
Veja todas as empresas vencedoras
Veja todas as empresas vencedoras