Negócios

Nintendo promove executivo para substituir Satoru Iwata

Kimishima, 65, ex-executivo de banco que também liderou as operações da Nintendo nos Estados Unidos, vai assumir a presidência da companhia na quarta-feira


	Nintendo: Kimishima, 65, ex-executivo de banco que também liderou as operações da Nintendo nos Estados Unidos, vai assumir a presidência da companhia na quarta-feira
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Nintendo: Kimishima, 65, ex-executivo de banco que também liderou as operações da Nintendo nos Estados Unidos, vai assumir a presidência da companhia na quarta-feira (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2015 às 08h01.

TÓQUIO - A Nintendo anunciou nesta segunda-feira que vai promover o diretor Tatsumi Kimishima para substituir o presidente Satoru Iwata, morto em julho vítima de câncer.

Kimishima, 65, ex-executivo de banco que também liderou as operações da Nintendo nos Estados Unidos, vai assumir a presidência da companhia na quarta-feira.

O executivo vai suceder um líder carismático responsável pelo lançamento do console de sucesso Wii.

Mas com o histórico de Kimishima em liderar operações e experiência em finanças, ele é visto como elemento para equilibrar a equipe de administração da Nintendo, que continuará incluindo dois importantes engenheiros de jogos, disseram analistas.

Genyo Takeda, um dos desenvolvedores que lideraram a criação do Wii, e o diretor sênior Shigeru Miyamoto, criador de jogos com os personagens Mario e Donkey Kong, continuarão em seus postos de diretores da companhia.

Kimishima terá como tarefa evitar o canibalismo entre as vendas tradicionais de consoles e investimento agressivo da companhia em jogos para dispositivos móveis.

Poucos meses antes de sua morte, Iwata decidiu levar a Nintendo para o mercado de jogos para dispositivos móveis por meio de uma parceria com a companhia DeNA, após anos de resistência a pedidos de investidores para que a empresa tomasse este caminho.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)JapãoGamesNintendo

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros