Negócios

Norueguesa SN Power adquire 40,65% da Desenvix por R$ 700 milhões

A transação também inclui a participação de 50 por cento da Desenvix na Enex, empresa especializada na operação e manutenção de usinas de geração

Os ativos da Desenvix incluem hidrelétricas, dois parques eólicos e uma central de biomassa em construção. (Arquivo/EXAME)

Os ativos da Desenvix incluem hidrelétricas, dois parques eólicos e uma central de biomassa em construção. (Arquivo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 13h27.

São Paulo - A companhia norueguesa SN Power anunciou nesta terça-feira a aquisição de 40,65 por cento da Desenvix Energias Renováveis por 706 milhões de reais, na maior transação já realizada pela empresa de desenvolvimento de projetos de energia renovável no mundo.

A Desenvix é o braço de geração de energia da empresa de engenharia Engevix.

Com o acordo, firmado no último dia 12, SN Power e Jackson Empreendimentos, que ficará também com 40,65 por cento da companhia, terão controle conjunto da Desenvix, enquanto a Funcef --fundo de pensão da Caixa Econômica Federal-- irá manter participação de 18,69 por cento.

A transação também inclui a participação de 50 por cento da Desenvix na Enex, empresa especializada na operação e manutenção de usinas de geração.

"A conclusão da transação deve ocorrer nos próximos meses, após aprovação dos órgãos reguladores brasileiros", afirmou a SN Power, em comunicado.

A Desenvix tem uma carteira de ativos de energia renovável de 162 megawatts (MW) em operação, 176 MW em construção e um portfólio de projetos em desenvolvimento de cerca de 1.600 MW. Os ativos incluem hidrelétricas, dois parques eólicos e uma central de biomassa em construção.

A SN Power informou ainda que, como parte do acordo de entrada na empresa, a companhia e os atuais proprietários da Desenvix desenvolveram um plano de negócios conjunto que visa alcançar 1.000 MW até 2018.

A Desenvix havia entrado com pedido de registro de companhia aberta no final de outubro de 2010, mas solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a interrupção do processo de análise de uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) no início de março.

A SN Power, joint-venture entre as empresas Statkraft e Norfund, opera exclusivamente em mercados emergentes, com projetos e operações na Ásia, América Latina e África. A companhia tem como objetivo desenvolver uma carteira com cerca de 3.000 MW de capacidade instalada até 2015.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergia elétricaServiçosEnergiaFusões e AquisiçõesUsinasDesenvix

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente