Negócios

OGX é o maior calote da história da América Latina, diz NYT

De acordo com jornal americano, companhia de Eike Batista declarou dívida de 11,2 bilhões de reais à Justiça do Rio


	Eike Batista: empresário foi símbolo da rápida ascensão do Brasil como poder econômico global, afirma publicação
 (Fernando Cavalcanti/EXAME)

Eike Batista: empresário foi símbolo da rápida ascensão do Brasil como poder econômico global, afirma publicação (Fernando Cavalcanti/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 18h44.

São Paulo - O The New York Times noticiou que a OGX informou à Justiça do Rio que sua dívida total é de 11,2 bilhões de reais. De acordo com o jornal americano, a quantia faz com o pedido de recuperação judicial da empresa represente o maior calote da história da América Latina.

"O pedido foi uma queda fenomenal para Eike Batista, que já foi símbolo da rápida ascensão do Brasil como poder econômico global", afirmou a publicação. O jornal lembrou que o empresário conquistou "fama internacional com seus planos de construir um império a partir de companhias de energia, mineração e logística".

Entretanto, nenhuma delas se tornou rentável a tempo de poder ajudar no pagamento da dívida de bilhões de reais acumulada pela principal empresa do grupo, a OGX. O Wall Street Journal também comentou o triste fim da petroleira de Eike.

Apesar da dívida na casa das dezenas de bilhões, a companhia entra em recuperação judicial por conta de um valor muito menor. Trata-se dos 45 milhões de dólares que a companhia deixou de pagar a detentores de títulos da sua dívida no começo de outubro.

Resta saber se a companhia será capaz de se reerguer, uma vez que a empresa tem hoje uma produção minguada e um fluxo de caixa mínimo. Até a próxima sexta, o juiz Gilberto Clovis Farias Matos, da 4ª vara empresarial, deve receber o pedido de recuperação para avaliação.

Acompanhe tudo sobre:CaloteEmpresasGás e combustíveisIndústria do petróleoJornaisOGpar (ex-OGX)PetróleoThe New York Times

Mais de Negócios

De lavador de pratos a CEO da empresa mais valiosa do mundo: como Jensen Huang virou ícone na China

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA