Estagiária de jornalismo
Publicado em 15 de outubro de 2025 às 13h58.
O crescimento do Chess.com — um site para jogadores de xadrez — até se tornar uma empresa bilionária é uma história marcada por estratégia, visão de longo prazo e constante adaptação às mudanças culturais e tecnológicas.
Fundada em 2007 por Erik Allebest e Danny Rensch, a plataforma começou com a missão de tornar o jogo de xadrez mais acessível e divertido, combinando a paixão dos fundadores pelo jogo com habilidades empreendedoras adquiridas em negócios anteriores. Essas informações foram tiradas de Inc.
Um dos aspectos essenciaispara o sucesso da empresa foi a visão ambiciosa dos co-fundadores, especialmente Danny Rensch, que almejava transformar a visão sobre o jogo no mundo.
Já Erik Allebest descreveu a trajetória da empresa como um "triunfo de duas décadas que parece uma vitória da noite para o dia", e destacou que o crescimento foi resultado de um esforço contínuo em melhorar a experiência do usuário e expandir as fronteiras do jogo tradicional.
A aquisição estratégica do domínio por US$ 56 mil no início foi uma base importante para a construção da marca.
A empresa resolveu apostar cedo no streaming, muito antes desse segmento se popularizar em plataformas como o Twitch.
Em 2012, a plataforma realizou seu primeiro "death match", – uma série rápida de partidas com premiação, – que ajudou a atrair visibilidade e engajamento para o xadrez online.
Hoje, o Chess.com conta com mais de 1,2 milhão de seguidores no Twitch e 2,6 milhões no YouTube, evidenciando o poder da conexão com a comunidade digital.
Em 2025, a plataforma alcançou a marca de 200 milhões de membros, refletindo não apenas um interesse crescente pelo xadrez, mas também a habilidade do Chess.com em atrair e reter jogadores.
Segundo Erik Allebest, a capacidade de identificar e aproveitar oportunidades foi essencial para esse crescimento.
A empresa se alinhou com as mudanças culturais, tornando o xadrez um esporte mais acessível, social e competitivo, o que atraiu uma nova audiência.
Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.
EU QUERO PARTICIPAR DE TREINAMENTO VIRTUAL COM CERTIFICADO SOBRE FINANÇAS