Separe o que é seu - Analise cuidadosamente qual ponto de seu trabalho está sendo criticado pelo chefe. "Existem coisas que estão muito mais relacionadas à maneira como ele lida com o poder do que com o próprio funcionário", diz Maria Aparecida Rhein Schirato, da Rhein Schirato Consultores. Deixe para amanhã - Se o chefe […]
EXAME.com (EXAME.com)
DR
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h26.
Separe o que é seu - Analise cuidadosamente qual ponto de seu trabalho está sendo criticado pelo chefe. "Existem coisas que estão muito mais relacionadas à maneira como ele lida com o poder do que com o próprio funcionário", diz Maria Aparecida Rhein Schirato, da Rhein Schirato Consultores.
Deixe para amanhã - Se o chefe está num mau dia, fale com ele depois.
Dê e peça feedback o tempo todo - Um sapo aqui, outro lá e, quando você perceber, já engoliu um brejo inteiro. Por isso, resolva as pendências assim que elas aparecerem.
Inclua-se na história - Não acuse o chefe quando for conversar com ele - afinal, o problema é seu também. O melhor é adotar um discurso do tipo "sua ansiedade está fazendo com que eu me desconcentre. Você me faz tantas cobranças que fico sem saber por onde começar".
Converse no escritório - Já que o assunto é trabalho, a conversa deve ser na empresa mesmo.
Esfrie a cabeça - Se tudo o que você quer é gritar e sair batendo porta, contenha-se! "Quem age dessa maneira mostra que não é profissional. E um mau chefe vai deitar e rolar com essa situação", diz Maria Aparecida.
Faça uma limonada - Como é muito difícil encontrar alguém 100% incompetente, veja o que é possível aprender com seu chefe. "Se você tem um líder fraco, pode aproveitar para desenvolver sua autonomia", diz a consultora Irene Azevedo, da KPMG. Só não entre naquela de ficar reclamando pelos cantos, porque não há nada mais antiprofissional - e chato - do que isso.
Quebre o silêncio - Isso vale principalmente para pessoas que estão sofrendo algum tipo de assédio. Quando for conversar com o chefe, faça-o na presença de uma testemunha. Se não resolver, converse também com o superior dele. "E, se o caso for grave, leve o assunto para fora da empresa, ao sindicato ou a um advogado", diz a médica do trabalho Margarida Barreto.
Neste ano, a lista traz 470 empresas de 25 estados, representantes das cinco regiões do país. É um aumento de 27% em relação ao número de selecionadas no ano anterior
Em 2025, empresas clientes da Senior, uma das líderes em softwares de gestão de empresas na América Latina, puderam competir em uma categoria inédita do maior anuário do empreendedorismo brasileiro
De um porão para os closets de atletas famosos: como Ryan Vesler usou suas finanças pessoais e visão de mercado para criar uma marca com faturamento milionário