Negócios

PayPal começa a operar no Brasil na próxima semana

Empresa de pagamentos já tem dois milhões de clientes no Brasil entre compradores e vendedores - somente com cartões internacionais

Mário Melo, presidente da operação no Brasil: em 2009, a PayPal no Brasil faturou mais de 200 milhões de dólares (.)

Mário Melo, presidente da operação no Brasil: em 2009, a PayPal no Brasil faturou mais de 200 milhões de dólares (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - A empresa de pagamentos PayPal vai desembarcar por inteiro no Brasil na próxima semana, como antecipou o site EXAME em maio (leia a reportagem). O sistema já opera no país, mas somente para compras com cartões internacionais. A partir da próxima semana, entra em operação uma solução beta em produção (que ainda poderá ter adaptações) para que os pagamentos possam ser realizados também com cartões nacionais.

Para usar o sistema, o cliente, ao fazer uma compra na internet, seleciona a forma de pagamento PayPal, acessa sua conta nele e confirma a operação. A receita do PayPal vem de uma porcentagem sobre o valor da operação - porcentagem que não é revelada pela empresa. O objetivo do sistema é aumentar a segurança das operações. Pesquisas internas da companhia indicam que 18% dos americanos só compram na internet por causa da PayPal, assim como 37% dos ingleses.

Na próxima semana, a empresa começará o teste da compra local e do pagamento parcelado. “Não vamos fazer um grande lançamento sem testar todos os pedaços”, disse o presidente da operação brasileiro, Mário Mello. Os testes vêm sendo feitos internamente há quatro meses.

Para dar início a operações com bandeiras nacionais no Brasil, a Paypal ainda precisava de um sistema que possibilitasse o parcelamento das compras em muitas vezes; da integração com o software de bancos nacionais e de acordos com os grandes varejistas. A parte do parcelamento entra em funcionamento na próxima semana.

A empresa já tem parceria com cinco grandes empresas para vendas online, segundo Mello, e esse " é um objetivo constante", segundo o presidente. Ainda falta a integração com o software. "A gente ainda não venceu essa etapa", disse Mello


Além do Brasil, o PayPal também está montando uma unidade no México, que deve começar a operar em 2010. A PayPal está disponível em 190 países e permite pagamentos em 24 moedas, incluindo dólar, euro, libras e iene.

Rendimentos

Em 2009, a PayPal no Brasil faturou mais de 200 milhões de dólares e contabilizou mais de dois milhões de clientes. No mundo, foram mais de 87 bilhões de dólares e 200 milhões de clientes (entre compradores e vendedores). 

O faturamento da companhia no segundo trimestre de 2010 foi de 810 milhões de dólares, 22% a mais em relação ao ano anterior. A PayPal transacionou mais de 2.641 dólares em volume total de pagamentos por segundo no segundo trimestre de 2010, segundo a empresa.

Leia mais sobre a indústria digital

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter  


Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)Indústria digitalPaíses ricosPayPal

Mais de Negócios

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA

Startup fundada por dois ex-MIT atinge US$ 300 milhões em valuation com apenas dois anos de vida

Quem manda em Tarsila do Amaral? A briga dos 56 herdeiros, os contratos e o futuro da obra