Negócios

Petrobras começa extração em poço do pré-sal em Campos

A Petrobras colocou em operação, nesta terça-feira, navio-plataforma no campo de Baleia Azul


	Funcionários da Petrobras na Bacia de Campos: a expectativa é aumentar a produção dos atuais  2 milhões de barris de petróleo por dia para 2,5 milhões em 2016
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Funcionários da Petrobras na Bacia de Campos: a expectativa é aumentar a produção dos atuais  2 milhões de barris de petróleo por dia para 2,5 milhões em 2016 (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 13h47.

Rio de Janeiro - A Petrobras colocou em operação, nesta terça-feira, navio-plataforma no campo de Baleia Azul, na região do pré-sal da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo, que tem capacidade de extrair 100 mil barris de petróleo por dia.

O navio-plataforma Cidade de Anchieta começou a extrair petróleo na noite desta segunda-feira, no primeiro dos sete poços que serão explorados, segundo comunicado da companhia.

A produção inicial deste poço é de 20 mil barris diários de óleo de grande valor comercial por sua alta qualidade (28 graus na escala API), mas a expectativa é que, com os sete poços conectados, a plataforma alcance em fevereiro de 2013 a capacidade máxima de 100 mil barris de petróleo e 3,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

O Cidade de Anchieta foi ancorado no campo Baleia Azul, que faz parte do complexo conhecido como Parque das Baleias, junto com os campos Jubarte e Pirambu. Em área a 80 quilômetros de distância do litoral do Espírito Santo, os poços estão em uma profundidade de 1.221 metros.

A Petrobras tem 100% dos direitos de explorar petróleo no pré-sal do Parque das Baleias cujas reservas foram calculadas inicialmente entre 1,5 e 2 bilhões de barris de hidrocarbonetos.

O navio-plataforma é uma unidade flutuante que produz, armazena e transporta petróleo e gás, que a Petrobras alugou exclusivamente para operar no Parque das Baleias. A unidade tem 344 metros de comprimento, 51 de largura, 28 de altura e 273 mil toneladas de peso.

Atualmente a Petrobras produz cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia, em suas concessões no Brasil. A expectativa é aumentar essa produção para 2,5 milhões de barris em 2016 e até 4,2 milhões em 2020. 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares