Negócios

Petrobras e governo do ES definem condições para Complexo Gás-Químico

Empreendimento vai aumentar a oferta interna de produtos gás-químicos e reduzir a necessidade de importação, segundo a estatal

Fábrica de fertilizantes: presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinam protocolo de intenções (Agência Petrobras)

Fábrica de fertilizantes: presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinam protocolo de intenções (Agência Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 15h02.

São Paulo - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reuniram-se hoje (8/2) para assinar o protocolo de intenções que define condições para viabilizar um complexo gás-químico no município de Linhares, no Espírito Santo.

Este complexo vai produzir fertilizantes nitrogenados (uréia e amônia), metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina, aumentando a oferta interna destes produtos gás-químicos e reduzindo a necessidade de importação, segundo a Petrobras. A expectativa da estatal é que o complexo atraia a instalação de uma série de outras empresas da cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola e da cadeia de produtos químicos, assim como empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos e locação de máquinas.

O protocolo assinado hoje prevê que a Petrobras buscará, na esfera federal, enquadramento do empreendimento no Repenec (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste). O estado e o município de Linhares se propuseram a empenhar-se na disponibilização do terreno já selecionado pela Petrobras para implantação do complexo gás-químico.

O projeto foi anunciado em 2010 e insere-se no plano estratégico 2010-2014 da estatal, que prevê investimentos de 5,7 bilhões de dólares em empreendimentos gás-químicos. O estado também se propôs a se empenhar na concessão de incentivos fiscais e o município de Linhares, na concessão de tratamento tributário especial para as fases de implantação, ampliação, modernização e diversificação do complexo gás-químico.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEspírito SantoEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares