Negócios

Petrobras quer nível de utilização em refinarias elevado

Após alcançar uma taxa de 98% de utilização nas atividades de refino ao longo do primeiro trimestre de 2013, a Petrobras pretende manter o indicador em patamares elevados


	Refinarias: entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano, a Petrobras deve concentrar atividades de manutenção em unidades de médio e pequeno porte
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Refinarias: entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano, a Petrobras deve concentrar atividades de manutenção em unidades de médio e pequeno porte (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2013 às 13h39.

São Paulo - Após alcançar uma taxa de 98% de utilização nas atividades de refino ao longo do primeiro trimestre de 2013, a Petrobras pretende manter o indicador em patamares considerados elevados ao longo do ano. Sem revelar metas de números, o diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza, afirmou que o "desafio" é importante, mas que esse é um objetivo a ser buscado.

"Nossa meta de refinarias é manter o nível de processamento elevado porque proporciona redução de custo de produto vendido. O nível atual é bastante elevado, mas estamos trabalhando para isso", disse Cosenza.

Questionado se é possível que a taxa de utilização volte a crescer nos próximos trimestres, o executivo disse que melhorar "é sempre possível", mas ressaltou o já alto nível de utilização da empresa.

"Temos unidades novas que estão entrando e vão nos ajudar", ressaltou. Em 2014 entra em operação o primeiro trem da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Sgundo o executivo, o cronograma da unidade, assim como a do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), está dentro do prazo esperado pela companhia.

Em relação aos projetos das refinarias Premium I e Premium II, a Petrobras mantém análises para torná-las rentáveis. "Queremos ter refinarias operando com rentabilidade, agregando resultado para a companhia", disse Cosenza.

O executivo também revelou que o ritmo de paradas para manutenção no segundo trimestre deve ser maior do que no primeiro trimestre deste ano.

Entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano, a Petrobras deve concentrar atividades de manutenção em unidades de médio e pequeno porte. No quarto trimestre a Petrobras realizará uma parada mais expressiva em São Paulo. "Queremos compensar (as paradas) com as outras refinarias", disse o executivo.

Com esse ritmo de produção, a Petrobras pretende "estabilizar" o volume de importações de derivativos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergiaPETR4

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner