Negócios

Petroleiros encomendados pela Transpetro são lançados ao mar

Após o lançamento ao mar, as embarcações passarão por acabamentos, interligações de sistemas, testes e provas de mar

Construção de navio para a Transpetro no Estaleiro Mauá: inscrições terminam em 4 de abril (Germano Lüders/EXAME)

Construção de navio para a Transpetro no Estaleiro Mauá: inscrições terminam em 4 de abril (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2012 às 15h46.

São Paulo - O Estaleiro Mauá lança ao mar na terça-feira o navio Anita Garibaldi, primeiro de uma série de quatro petroleiros do tipo panamax encomendados pela Transpetro em seu programa de construção de embarcações, informou a subsidiária para logística da Petrobras.

Nesta sexta-feira, a Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul lançaram o petroleiro do tipo suezmax (de maior porte) Zumbi dos Palmares, o segundo de uma série de dez idênticos encomendados ao estaleiro de Recife, no âmbito do mesmo programa.

O petroleiro Zumbi dos Palmares possui 274 metros de comprimento, 51 metros de altura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente à quase metade da produção diária nacional.

Após o lançamento ao mar, as embarcações passarão por acabamentos, interligações de sistemas, testes e provas de mar, para então serem entregues e começarem a operar.

O primeiro petroleiro do EAS a ficar pronto foi o João Cândido, em maio deste ano.

Os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá, também já estão em operação, totalizando três embarcações prontas dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

Com investimento de 10,8 bilhões de reais na encomenda de 49 embarcações, o Promef abriu caminho para o ressurgimento da indústria naval brasileira, "permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes", conforme destaca a Transpetro.

"Antes do programa, a indústria naval brasileira passou 14 anos sem entregar petroleiros ao Sistema Petrobras", diz a empresa em nota.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasNaviosServiçosSetor de transporteTranspetroTransporte e logísticaTransportes

Mais de Negócios

Inscrições prorrogadas: veja como inscrever sua empresa no Ranking EXAME Negócios em Expansão 2025

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80