Negócios

Portugal Telecom quer acelerar recuperação da Oi

Segundo presidente do Conselho de Administração, maior empresa de telecomunicações portuguesa captar cruciais sinergias com a Oi


	Oi e Portugal Telecom: portuguesa anunciou a nomeação de Zeinal Bava como presidente do grupo brasileiro
 (.)

Oi e Portugal Telecom: portuguesa anunciou a nomeação de Zeinal Bava como presidente do grupo brasileiro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 14h06.

Lisboa - A Portugal Telecom, maior empresa de telecomunicações portuguesa, quer acelerar a difícil recuperação da Oi e captar cruciais sinergias entre as duas empresas, disse à Reuters o presidente do Conselho de Administração do grupo.

A Portugal Telecom anunciou nesta terça-feira a nomeação do CEO da empresa, Zeinal Bava, como presidente do grupo brasileiro.

"Do ponto de vista da Portugal Telecom, é crítico acelerar o programa de 'turnaround' (recuperação) da Oi através de uma materialização das sinergias entre as empresas, nomeadamente partilhando ainda mais o 'know-how' em muitos dos temas que serão chave para concluir com sucesso esse 'turnaround'", salientou Henrique Granadeiro.

O presidente do Conselho lembrou que, "como resultado de uma aposta continuada no mercado brasileiro, este representa hoje, através da participação na Oi, 47 por cento das receitas da Portugal Telecom e a maioria do seu potencial de valorização".

A empresa brasileira está realizando uma ambiciosa reestruturação operacional que visa elevar participação de mercado no segmento móvel, inverter a perda de clientes na rede fixa e entrar em novas áreas, como TV paga e banda larga.

A Portugal Telecom é uma das principais acionistas da Oi, com 25 por cento, enquanto esta tem 10 por cento da empresa portuguesa, ligeiramente abaixo dos 10,07 por cento do maior investidor, o Banco Espírito Santo.

Granadeiro adiantou que a nomeação de Zeinal Bava como presidente da Oi vai facilitar esta urgente aproximação entre a Portugal Telecom e a empresa brasileira.

"Zeinal Bava é a pessoa certa para liderar operacionalmente a Oi neste contexto, já que está numa posição privilegiada por ter liderado com sucesso a transformação tecnológica e de mercado da Portugal Telecom nos últimos anos e presidido ao Comitê de Engenharia e Redes da Oi", defendeu.

Ele acrescentou que, como presidente da Portugal Telecom em Portugal, Zeinal vai focar-se nos projetos estratégicos e de inovação e nos trabalhos conjuntos entre Oi e Portugal Telecom, de modo a atingir os objetivos definidos na parceria estratégica e cristalizar o valor de sinergias.

Perguntado sobre uma eventual fusão entre a Portugal Telecom e a Oi que, segundo os analistas, permitiria gerar elevadas sinergias e acelerar a difícil recuperação operacional da Oi, Henrique Granadeiro recusou comentar "rumores".

"A realidade é que temos uma aliança estratégica Portugal Telecom/Oi com participações cruzadas e, uma aliança estratégica que corra bem vai se aprofundando à medida que as sinergias se evidenciam", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiçosgestao-de-negocios3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasPortugal TelecomEstratégia

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros