Negócios

Produção de petróleo da Petrobras no Brasil cresce 2,1%

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu 2,10 milhões de barris por dia em média em outubro, volume 2,1% maior que o verificado em setembro


	Petrobras: já a produção média de petróleo e gás natural, em outubro, no Brasil e no exterior, atingiu 2,76 milhões de barris de óleo equivalente por dia
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Petrobras: já a produção média de petróleo e gás natural, em outubro, no Brasil e no exterior, atingiu 2,76 milhões de barris de óleo equivalente por dia (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 20h15.

São Paulo - A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil chegou a 2,10 milhões de barris por dia (bpd) em outubro, volume 2,1 por cento maior que o verificado em setembro, quando foram realizadas paradas programas para manutenção de grandes plataformas, informou a petroleira nesta terça-feira.

Contudo, a produção no país caiu 1,22 por cento ante outubro do ano passado, quando chegou a 2,126 milhões de barris/dia, um recorde mensal naquela oportunidade.

Em meio à queda nos preços do petróleo, a estatal verificou em outubro recuo na sua produção na região do pré-sal, onde os custos são mais elevados.

A produção de óleo e gás no pré-sal caiu 2,3 por cento ante setembro para 1,005 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed). A produção exclusiva de petróleo operada pela Petrobras no pré-sal ficou em 809 mil barris/dia, recuo de 2,3 por cento ante setembro.

A estatal não explicou a queda na produção do pré-sal.

Em novembro, a produção da Petrobras no país deve recuar, repercutindo a greve dos petroleiros que começou no início do mês. A Petrobras informou nesta terça-feira que a greve dos trabalhadores reduz, desde o dia 9 de novembro, a produção de petróleo no Brasil em cerca de 100 mil barris/dia, ou cerca de 5 por cento da extração da companhia no país.

No caso da produção de gás natural, a redução devido à greve é de 1,5 milhão de metros cúbicos/dia, ou 3 por cento da disponibilidade do mercado.

No início do movimento grevista, no começo do mês, a queda na extração de petróleo e gás foi maior, superando os 10 por cento do total produzido pela companhia.

EXTERIOR

A produção média de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior da Petrobras atingiu em outubro 2,76 milhões boed, alta de 1,6 por cento ante setembro.

A produção no exterior cresceu 3,4 por cento, para 194 mil boed, "principalmente devido ao desempenho dos novos poços no campo de Rio Neuquén, na Argentina, e à conclusão das operações de limpeza realizadas no gasoduto de exportação do campo de Akpo, localizado na Nigéria", disse a estatal em comunicado.

A produção média de petróleo no exterior foi de 99 mil barris/dia, alta de 2,8 por cento ante setembro.

A produção média de gás natural no exterior foi de 16,1 milhões de metros cúbicos/dia, 4,1 por cento acima do mês anterior, devido ao desempenho dos novos poços na Argentina.

Texto atualizado às 21h15

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergia

Mais de Negócios

Quais são os maiores negócios do Rio Grande do Sul? Veja quanto eles faturam

Bilionário 'em dificuldades' tem indenização de US$ 400 milhões por obras de arte danificadas negada

Quais são as maiores empresas de São Paulo? Veja ranking

Quais são as 10 maiores empresas de Santa Catarina? Veja quanto elas faturam