Negócios

Qatar Airways declara apoio à Boeing; Norwegian Air alugará aeronaves

Empresas tomam medidas após a suspensão do uso da aeronave MAX 8

Boeing 737 MAX: modelo de aeronave esteve envolvida em acidentes aéreos recentes (PRNewsfoto/Xiamen Airlines/Divulgação)

Boeing 737 MAX: modelo de aeronave esteve envolvida em acidentes aéreos recentes (PRNewsfoto/Xiamen Airlines/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 25 de março de 2019 às 10h25.

Muscat/Oslo — A Qatar Airways deu seu apoio à Boeing na segunda-feira, 25, enquanto a fabricante de aviões dos EUA enfrenta sua maior crise em anos após dois acidentes fatais envolvendo seu jato 737 MAX.

"No que me diz respeito, tenho total confiança na Boeing e em sua capacidade de resolver qualquer problema técnico", disse o presidente-executivo da Qatar Airways, Akbar al-Baker, à repórteres em Muscat.

"Estou certo de que a aeronave voltará aos céus em breve e que a Boeing vai chegar ao fundo do que aconteceu e, se houver algo técnico de errado, eles encontrarão uma solução para isso", disse ele.

A Qatar Airways participará de uma sessão informativa da Boeing nesta semana sobre atualizações de software e treinamento para o 737 MAX, disse Baker.

Já a Norwegian Air informou nesta segunda-feira que alugará aviões e adiará a venda de modelos mais antigos em sua frota após a suspensão das aeronaves 737 MAX da Boeing. A operadora de baixo custo também usará alguns de seus maiores Boeing 787 Dreamliners para compensar os efeitos da suspensão de seus 18 jatos MAX - cerca de 11 por cento de sua frota.

"Além de continuar a combinar voos e realocar aeronaves, a companhia decidiu adiar as vendas potenciais de seis aeronaves Boeing 737-800 e usar o 787 Dreamliner disponível em rotas de alto volume, o que aumentará a flexibilidade", disse a Norwegian em comunicado.

"A empresa tem um bom diálogo com a Boeing e está confiante em chegar a um acordo construtivo", disse, sem dar mais detalhes.

Acompanhe tudo sobre:BoeingBoeing 737

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife