Negócios

Quem é Germanwings, protagonista do acidente aéreo de hoje

Companhia pertence ao grupo alemão Lufthansa e tem frota de cerca de 70 aeronaves


	Um Airbus 320 da subsidiária de baixo custo da Luftahnsa, Germanwings, no aeroporto de Berlim
 (Stephanie Pilick/AFP)

Um Airbus 320 da subsidiária de baixo custo da Luftahnsa, Germanwings, no aeroporto de Berlim (Stephanie Pilick/AFP)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 24 de março de 2015 às 10h47.

São Paulo - Um avião da Germanwings caiu nesta terça-feira com 150 pessoas a bordo no sul da França. A companhia pertence ao grupo alemão Lufthansa e opera voos por todo o continente europeu.

Fundada em 2002 pela Eurowings, que tem como única acionista a Lufthansa, a Germanwings nasceu com o objetivo de ser uma empresa aérea de baixo custo.

A companhia possui frota de cerca de 70 aeronaves, sendo a maioria dos modelos da francesa Airbus, e voa para mais de 100 destinos de curta e média distância.

Com sede em Colônia, a Germanwings possui outras sete bases na Alemanha: Berlim, Dortmund, Düsseldorf, Hamburgo, Hanôver e Estugarda.    

Desde 2012, todas as rotas domésticas e europeias da Lufthansa passaram a ser operadas pela Germanwings. A decisão fez com que a frota da companhia mais que dobrasse nos últimos três anos.

A Lufthansa transferiu boa parte de seus aviões de voos regionais para a Germanwings no período.   

Há quase três anos também, a empresa vem passando por um processo de restruturação de gestão e imagem, que visa tornar a marca líder em vendas em toda a Europa no segmento de baixo custo.

Em janeiro, a Lufthansa anunciou que as marcas Eurowings e Germanwings começariam a operar em conjunto a partir de 2015. Além das rotas europeias, as companhias vão passar a voar em parceria com a SunExpress para destinos de longa distância até o final do ano.

Acidente

O avião que caiu nesta terça-feira era um Airbus A320-211, a companhia possui outros seis do mesmo modelo. A aeronave operava o voo 4U 9525 de Barcelona, na Espanha, para Düsseldorf, na Alemanha, quando caiu na região dos Alpes Franceses.

Dos 150 a bordo, 144 eram passageiros e os demais tripulantes. Segundo o secretário de transportes da França, destroços do Airbus 320 e alguns corpos já foram encontrados.   

Acompanhe tudo sobre:EmpresasVeículosAviaçãocompanhias-aereasEmpresas alemãsTransportesacidentes-de-aviaoAviõesLufthansa

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi