Semicondutores: RS mantém programas e incentivos estaduais para o desenvolvimento do setor (Narumon Bowonkitwanchai/Getty Images)
EXAME Solutions
Publicado em 14 de julho de 2025 às 13h40.
O Rio Grande do Sul vive um novo momento econômico. Depois de uma série de reformas estruturais e de uma reorganização fiscal profunda, o estado vem chamando a atenção de grandes investidores. Só em 2024 foram anunciados mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados.
Por trás desse movimento está uma combinação de fatores: infraestrutura energética limpa, mão de obra qualificada, ambiente regulatório mais claro e, principalmente, uma estratégia clara de onde e como crescer.
Um estudo realizado pelo governo do Rio Grande do Sul em parceria com a consultoria McKinsey identificou 12 setores com maior potencial de transformação da economia local até 2030. Na apresentação do escritório da agência em São Paulo, no dia 23 de junho (veja mais a seguir), foram destacadas seis apostas prioritárias, nas quais o estado já possui vantagens competitivas consolidadas. São elas:
A onda de investimentos não se limita aos setores estratégicos. Companhias globais têm ampliado ou iniciado operações no território gaúcho. Entre elas estão a GM, que investirá R$ 7 bilhões até 2028 na expansão da fábrica em Gravataí; a Coca-Cola Femsa, com a modernização da planta em Porto Alegre; e a Epic Games, que criou o primeiro estúdio da empresa na América Latina, em Porto Alegre, após aquisição da Aquiris.
Inauguração do escritório da Invest RS, em SP: (da esq. para a dir.) Eduardo Lorea, VP da Invest RS, Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento do RS; Eduardo Leite, governador do RS, e Rafael Prikladnicki (Mauricio Tonetto/Secom)
Esse novo ciclo faz parte de uma estratégia mais ampla. Após reformas previdenciária, administrativa e fiscal, o governo do estado lançou o Plano Rio Grande, que visa dobrar
a taxa de crescimento médio anual do PIB até 2030.
Com o objetivo de estreitar o relacionamento com investidores, empresários e entidades, o governo do estado inaugurou em julho o escritório da Invest RS na capital paulista. A agência, criada para executar ações de atração de investimentos, ganhou um espaço permanente no coração financeiro do país.
“Este é um passo ousado, planejado e pensado desde a origem da Invest RS”, afirma Prikladnicki. “Queremos que este escritório seja um ponto de encontro para quem quer fazer negócios com o Rio Grande do Sul.”
O espaço será usado para reuniões com empresas, missões comerciais e apresentações institucionais. Aberto ao público, o local foi apelidado internamente de Casa Rio Grande do Sul. “Por conta do ajuste fiscal que nós fizemos no estado ao longo dos últimos anos, a máquina pública conseguiu dar melhores respostas para a sociedade, exigindo menos impostos. E isso tem favorecido bastante o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul. Agora a gente quer mostrar isso tudo para o Brasil e para o mundo a partir também desse escritório que se instala aqui em São Paulo”, destacou Eduardo Leite, governador do RS, durante a inauguração do escritório.
Em seu site, a Invest RS também destaca oportunidades em 12 setores da economia, como fertilizantes, equipamentos médicos e produtos regionais. O material está disponível no site da agência.