Negócios

Roberto Colaninno, dono da fabricante da Vespa, morre aos 80 anos

A informação foi confirmada, em nota, pela empresa de investimentos de Colaninno, a IMMSI

Roberto Colaninno, da Piaggo, em 2008: empresário fez uma das maiores aquisições alavancadas da história e desde 2003 comandava a dona da Vespa (Giuseppe Aresu/Getty Images)

Roberto Colaninno, da Piaggo, em 2008: empresário fez uma das maiores aquisições alavancadas da história e desde 2003 comandava a dona da Vespa (Giuseppe Aresu/Getty Images)

Publicado em 19 de agosto de 2023 às 18h22.

Última atualização em 19 de agosto de 2023 às 18h28.

Morreu na noite dessa sexta-feira, 18, aos 80 anos, o empresário italiano Roberto Colaninno. Ele era presidente e CEO da fabricante de scotters Piaggio, dona da marca Vespa. A informação foi confirmada, em nota, pela empresa de investimentos de Colaninno, a IMMSI.

A causa da morte ainda não foi relevada. O empresário deixa dois filhos, Matteo e Michele, e sua esposa, Oretta.

Carreira

Formado em contabilidade, o empresário começou sua carreira na Fiamm, uma empresa italiana de componentes automotivos com sede em Mântua - cidade em que morava quando morreu. Em 1981, fundou a Sogefi e se tornou sócio do engenheiro e gigante dos negócios italiano Carlo De Benedetti. Em 1995, Colanimmo assumiu o comando de outra empresa de De Benedetti, a Olivetti. 

Foi em 1999 que fez um dos movimentos mais conhecidos de sua carreira: a aquisição alavancada de 58 bilhões de dólares da Telecom Italia.

Em 2002 a Colaninno comprou a IMMSI, empresa do setor imobiliário, transformada pela Colaninno em uma holding de empresas industriais listadas na Bolsa de Valores. Em 2003, por meio da IMMSI, adquiriu a Piaggo com uma operação de aquisição alavancada. 

A Piaggo é uma das principais fabricantes de veículos de duas e três rodas do mundo. A empresa opera sob várias marcas, como Vespa, Scarabeo e Moto Guzzi.

Acompanhe tudo sobre:MortesMotos

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares