Negócios

Samarco exporta minério de estoque apesar de operações paradas

A atividade de mineração da Samarco foi interrompida após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015

Samarco: atualmente a empresa está em processo de licenciamento para retornar às atividades. (Ricardo Moraes/Reuters)

Samarco: atualmente a empresa está em processo de licenciamento para retornar às atividades. (Ricardo Moraes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 18h58.

A mineradora Samarco, cujas atividades de mineração foram interrompidas há mais de um ano após o rompimento de uma de suas barragens de rejeitos, exportou para a China nesta semana aproximadamente 78 mil toneladas de finos de minério de ferro, material utilizado para a fabricação de pelotas.

Segundo informações da empresa, uma joint venture da brasileira Vale com a anglo-australiana BHP Billiton, o material foi recuperado de estoques de minério da própria Samarco e processado no Complexo de Ubu, no Espírito Santo, onde a empresa tem um terminal marítimo próprio.

"Desde a paralisação das atividades, esse é o segundo embarque de 'pellet feed' da mineradora", afirmou a Samarco, em um e-mail enviado à Reuters, explicando que não há previsão de novas transações no momento.

O primeiro embarque após a paralisação das atividades, de 25 mil toneladas de finos de minério de ferro, ocorreu em julho para os Estados Unidos, segundo a Samarco.

A atividade de mineração da Samarco foi interrompida após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015. As operações de suas usinas de pelotização e de exportação foram suspensas pouco tempo depois.

O desastre deixou 19 mortos, centenas de desabrigados e poluiu o rio Doce, que percorre diversas cidades e deságua no mar capixaba;

Atualmente a empresa está em processo de licenciamento para retornar às atividades.

Acompanhe tudo sobre:ExportaçõesSamarco

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife