Negócios

Santander Brasil nega planos para reduzir 20% dos funcionários

No balanço de resultados do primeiro trimestre, o Santander Brasil afirmou que tinha 47.192 funcionários até o fim de março

Santander: banco negou intenções de demitir quase 2-% dos funcionários (Jakub Porzycki/Getty Images)

Santander: banco negou intenções de demitir quase 2-% dos funcionários (Jakub Porzycki/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de junho de 2020 às 21h45.

O Santander Brasil negou nesta terça-feira que tenha planos de reduzir seu quadro de funcionários em cerca de 20% do total, embora tenha admitido ter feito demissões pontuais. "Essa informação não é verídica", afirmou o banco em comunicado.

Mais cedo, a edição online do jornal Folha de S.Paulo publicou que a filial no país do espanhol Banco Santander preparava a demissão de cerca de 9,4 mil funcionários, o que representa cerca de 20% do quadro de empregados da instituição no país.

No balanço de resultados do primeiro trimestre, o Santander Brasil afirmou que tinha 47.192 funcionários até o fim de março.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o banco demitiu 15 funcionários da área de asset management em São Paulo, além de outros seis da financiadora Aymoré.

"Na mesa de negociações, o banco se comprometeu a não fazer demissões até o final da pandemia do coronavírus, assim como estão fazendo os demais bancos", disse à Reuters a presidente do sindicato, Ivone da Silva.

No comunicado, o Santander Brasil afirmou que fez parte do movimento de empresas chamado Não Demita, mas que o compromisso valia até o final de maio.

Questionado sobre reclamações do sindicato de que o banco fez demissões desde a semana passada, o Santander afirmou em um comunicado separado que "iniciou um processo de reavaliação do nível de produtividade de suas equipes" e que o "movimento é necessário para fazer frente a um entorno muito mais desafiador", mas sem citar números.

Acompanhe tudo sobre:SantanderCoronavírus

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros