Fábio Pergher, presidente do Grupo Lima & Pergher: "Nosso objetivo é que cada parceiro tenha rentabilidade e suporte para expandir" (divulgação/Divulgação)
Repórter de Negócios
Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 11h12.
Última atualização em 25 de fevereiro de 2025 às 11h22.
O mercado de limpeza profissional no Brasil movimenta mais de 40 bilhões de reais por ano e cresce, em média, 6% ao ano. A demanda por soluções eficientes aumentou ainda mais após a pandemia, impulsionando negócios voltados à higienização profissional. Neste cenário, a Unishop se consolidou como a maior rede de varejo de limpeza do país, apostando em um modelo inovador que se diferencia das franquias tradicionais.
Com um crescimento de 22,32% na receita operacional líquida em 2023, a empresa saltou de 38,5 milhões de reais para 47,1 milhões de reais, garantindo uma posição no ranking Negócios em Expansão da Exame.
Assim como a Unishop, a sua empresa pode estar nas páginas da Exame. Clique aqui para começar a inscrição no Negócios em Expansão 2025. É grátis!Agora, a Unishop se prepara para um novo ciclo de crescimento. A meta para os próximos anos é ambiciosa: chegar a 1.000 lojas até 2026 e consolidar sua presença na América Latina.
"Estamos estruturando a rede para um crescimento sustentável, sempre priorizando o sucesso dos nossos lojistas. Nosso objetivo é que cada parceiro tenha rentabilidade e suporte para expandir sua atuação no mercado de limpeza profissional", diz Fábio Pergher, presidente do Grupo Lima & Pergher.
Em 2023, a Unishop movimentou 150 milhões de reais em receita total, considerando vendas da indústria para a rede e dos lojistas para o consumidor final. A expectativa para 2024 é atingir 200 milhões de reais, acompanhando o crescimento médio anual da empresa, que gira em torno de 15% a 20%.
A Unishop surgiu dentro do Grupo Lima & Pergher, dono da Start Química, uma das principais indústrias do setor de limpeza e higienização no Brasil. O objetivo da empresa com sede em Uberlândia, Minas Gerais, era criar uma rede de varejo que vendesse diretamente os produtos da Start.
O modelo da Unishop funciona por licenciamento de marca, sem cobrança de taxas, royalties ou multas contratuais. O lojista recebe suporte em treinamento, marketing e gestão, mas tem mais liberdade para operar do que as franquias.
"Damos todo o suporte necessário, mas sem comprometer a margem do empreendedor com taxas. Acreditamos no produto e no negócio, por isso estruturamos a rede para que lojistas e indústria cresçam juntos", afirma Pergher.
A estratégia atraiu investidores e permitiu que a Unishop expandisse rapidamente. Criada em 2019, com apenas 5 lojas, a rede alcançou 100 unidades no primeiro ano e hoje já conta com 400 pontos de venda em 310 municípios e 25 estados, gerando mais de 1.200 empregos diretos e indiretos. Ou seja, o número de lojas cresceu 80 vezes em cinco anos.
Com um portfólio de mais de 2.500 produtos, as lojas Unishop são especializadas na venda de produtos de limpeza profissional. Diferente de supermercados e lojas tradicionais, a Unishop atende empresas, indústrias e prestadores de serviço, oferecendo soluções para setores como:
Os produtos mais vendidos incluem soluções para tratamento de pisos, manutenção predial, higienização de piscinas e lavanderias. A estratégia de focar no mercado profissional garante margens maiores para os lojistas e evita a concorrência com grandes redes de varejo.
"Nossas lojas são centros de soluções para limpeza e higienização, com atendimento consultivo e especialistas no setor. O foco na linha profissional nos diferencia e permite uma operação mais rentável", diz Pergher.
A Unishop projeta abrir mais 250 lojas em 2025, totalizando 700 unidades até o final do ano. O plano envolve não apenas expandir a rede, mas também fortalecer os lojistas já existentes, oferecendo mais treinamentos e suporte para aumentar a rentabilidade das lojas.
Além disso, a empresa está estruturando sua entrada na América Latina, com estudos para iniciar operações no Paraguai, Bolívia e Uruguai.
Outras apostas para os próximos anos incluem a ampliação da linha Aquapool, especializada em tratamento de piscinas, e o crescimento da linha Indy, voltada para soluções avançadas de limpeza.
"Queremos continuar crescendo sem comprometer a solidez da rede. O objetivo é expandir de forma estruturada, garantindo que cada novo parceiro tenha sucesso dentro do modelo", afirma Pergher.
O ranking EXAME Negócios em Expansão é uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME). O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses.
Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023. A análise considerou negócios com faturamento anual entre 2 milhões e 600 milhões de reais.
A edição 2025 já está com inscrições abertas. A participação é 100% gratuita. As inscrições vão até 5 de maio, mas quem concluir o cadastro antes de 31 de março ganhará o acesso a uma trilha de conteúdos online dedicados a empreendedores dentro da plataforma LIT, da escola de negócios Saint Paul.
Entre os conteúdos estão inteligência artificial, sustentabilidade corporativa, gestão de times de alta performance, capital de giro e gestão do fluxo de caixa, marketing digital e cenário econômico.
Não fique de fora da maior celebração do empreendedorismo brasileiro. Clique aqui para começar a sua inscrição.