Negócios

Toshiba corta previsão de lucro por economia global

Empresa disse que a crise de dívida na Europa, a desaceleração na China e na Índia e o iene mais forte contribuíram para "aumentar a incerteza sobre o futuro"

Homem passa por cartaz com produtos da Toshiba (Toru Hanai/Reuters)

Homem passa por cartaz com produtos da Toshiba (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 09h22.

Tóquio - A japonesa Toshiba cortou sua previsão de lucro operacional para o ano fechado em 13 por cento, para 260 bilhões de ienes (3,3 bilhões de dólares) nesta quarta-feira, alegando que a incerteza com a economia global pesou sobre as perspectivas.

A companhia disse que a crise de dívida na Europa, a desaceleração na China e na Índia e o iene mais forte contribuíram para "aumentar a incerteza sobre o futuro".

No período de julho a setembro, a Toshiba registrou lucro operacional de 57,5 bilhões de ienes, um pouco melhor que o esperado, mas 23 por cento inferior na comparação anual devido a queda na receita e nos lucros nos segmentos de eletrodomésticos, televisores e semicondutores.

Uma pesquisa feita com cinco analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S estimava lucro operacional de 55,5 bilhões de ienes.

A Toshiba, maior fabricante de chips do Japão, viu o lucro operacional para o segmento de dispositivos eletrônicos cair 28 por cento, para 27,6 bilhões de ienes nos seis meses até setembro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasLucroBalançosToshiba

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi