Negócios

Toyota cogita sair do Reino Unido em caso de Brexit sem acordo

A principal montadora do Japão possui mais de 3.000 funcionários em duas fábricas na Grã-Bretanha

Toyota: principal montadora do Japão cogita deixar o Reino Unido em caso de brexit sem um acordo com garantias (foto/Getty Images)

Toyota: principal montadora do Japão cogita deixar o Reino Unido em caso de brexit sem um acordo com garantias (foto/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 7 de março de 2019 às 08h56.

A Toyota, principal montadora do Japão, cogita deixar o Reino Unido em caso de separação do país da União Europeia (UE) sem um acordo com garantias, afirmou à imprensa nipônica o diretor da Toyota Europa.

"Se o ambiente para os negócios se tornar muito, muito difícil, entre as opções também deve figurar uma saída", afirmou Johan Van Zyl à margem do Salão do Automóvel de Genebra, de acordo com o jornal econômico Nikkei.

Segundo o jornal, Van Zyl também citou outras possibilidades, como uma redução da produção ou dos investimentos.

Um porta-voz da Toyota em Tóquio confirmou à AFP o teor das declarações de Van Zyl à imprensa, ao explicar que foram "declarações gerais" em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de abandonar o território britânico.

"Um Brexit duro não é desejável", disse Van Zyl.

A Toyota possui mais de 3.000 funcionários em duas fábricas na Grã-Bretanha.

No mês passado, a também japonesa Honda anunciou o fim de sua produção em território britânico, com o fechamento de sua fábrica em Swindon em 2021.

O local, a única fábrica da montadora japonesa na Europa, é a principal fonte de empregos da cidade do sudoeste da Inglaterra, com 3.500 funcionários.

A menos de um mês da data oficial do Brexit, as conversações entre negociadores britânicos e europeus permanecem estagnadas, o que aumenta o risco de que os deputados britânicos voltem a rejeitar o acordo de divórcio.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoToyotaBrexit

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife