Negócios

Toyota reduz cargos executivos e busca agilizar tomada de decisão

Montadora quer acelerar a tomada de decisão para recuperar a liderança em uma indústria cada vez mais focada em novas tecnologias

Toyota: montadora japonesa disse que reduziria as posições de seu conselho diretor de 11 para 9 (Toru Hanai/Reuters)

Toyota: montadora japonesa disse que reduziria as posições de seu conselho diretor de 11 para 9 (Toru Hanai/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de março de 2017 às 08h40.

Tóquio - A Toyota Motor reduziu o número de posições de alto escalão para acelerar a tomada de decisões, já que a montadora japonesa trabalha em direção a um corpo executivo mais delgado para competir melhor em uma indústria que sofre mudanças rápidas.

O movimento vem com a segunda montadora do mundo por vendas, atrás da Volkswagen da Alemanha, esperando acelerar a tomada de decisão para recuperar a liderança em uma indústria cada vez mais focada em novas tecnologias, incluindo a condução autônoma e unidades de baixa emissão.

Anunciando mudanças de pessoal para o ano fiscal a partir de abril, a montadora japonesa disse nesta quarta-feira em um comunicado que reduziria as posições de seu conselho diretor de 11 para 9.

Sob a nova estrutura, também apenas o presidente Akio Toyoda e o presidente do conselho (chairman) Takeshi Uchiyamada permanecerão diretores representativos após a Toyota cortar o número de tais postos de seis anteriormente.

A montadora reduziu o número de diretores representativos para centralizar a responsabilidade e a prestação de contas para toda a empresa, enquanto um número menor de diretores aceleraria as decisões executivas, disse à Reuters a porta-voz da Toyota, Kayo Doi.

A mudança ocorre apenas um ano depois que a Toyota reformulou sua estrutura corporativa para enfatizar a gestão baseada em produtos e não em regiões.

"Esta mudança estrutural não é uma resposta, mas uma oportunidade", disse o presidente Toyoda no comunicado.

Ele disse que a mudança era necessária para "nos permitir permanecer viáveis em uma era em que estamos produzindo e vendendo 10 milhões de veículos por ano".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAutoindústriaMontadorasToyota

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife