Negócios

Toyota segue no topo ao superar GM e Volkswagen no 1º tri

Montadora japonesa e as companhias de seu grupo viram as vendas mundiais crescerem 6,3% no período de janeiro a março


	Carro da Toyota: no ano fiscal encerrado em março, as vendas mundiais do grupo ultrapassaram a marca de 10 milhões de veículos pela primeira vez
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Carro da Toyota: no ano fiscal encerrado em março, as vendas mundiais do grupo ultrapassaram a marca de 10 milhões de veículos pela primeira vez (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2014 às 14h26.

Tóquio - A Toyota manteve-se como líder de vendas entre as montadoras mundiais no primeiro trimestre de 2014, superando as rivais Volkswagen e General Motors após vender 2,58 milhões de veículos globalmente.

A montadora japonesa e as companhias de seu grupo viram as vendas mundiais crescerem 6,3 por cento no período de janeiro a março, ante igual período do ano passado, sustentada por uma forte demanda no Japão e também por uma recuperação nas vendas na China e na Europa, disse a Toyota nesta quarta-feira.

Durante o mesmo período, a General Motors vendeu 2,42 milhões de veículos, um crescimento de 2 por cento na base anual, enquanto as vendas do grupo da Volkswagen subiram para 2,4 milhões de veículos, uma alta de 5,8 por cento.

A Toyota disse também nesta quarta-feira que, no ano fiscal encerrado em março, as vendas mundiais do grupo ultrapassaram a marca de 10 milhões de veículos pela primeira vez. O grupo Toyota vendeu 10,13 milhões de automóveis no mundo durante o período, um crescimento de 4,5 por cento na comparação anual.

As vendas de grupo da Toyota incluem números da fabricante de minicaros Daihatsu e da montadora de caminhões e ônibus Hino Motors.

A Toyota foi a montadora campeã de vendas de 2008 até 2010 e reconquistou a posição em 2012, depois de ter caído ao terceiro lugar em 2011, atrás da GM e da Volkswagen, na sequência de desastres naturais no Japão e na Tailândia.

Em 2014, o grupo Toyota planeja vender 10,32 milhões de veículos, representando um crescimento de 4 por cento. A expectativa é de que as vendas se desacelerem em seu mercado doméstico devido a um aumento de imposto sobre vendas que entrou em vigor no Japão em abril.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasToyotaIndústria

Mais de Negócios

Bill Gates, Nvidia e Google investem US$ 863 milhões em startup de fusão nuclear

Ele superou golpe e enchente para erguer um negócio de R$ 30 milhões com riquezas da Amazônia

Ford faz recall de quase 500 mil veículos nos EUA por risco de vazamento de fluido de freio

Fabricante do refrigerante catarinense Max Laranjinha completa 100 anos e amplia linha de bebidas