Negócios

Toyota terá carro para disputar mercado com Gol e Palio

Montadora japonesa quer investir nos modelos compactos no Brasil, segmento que representa 70% do mercado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Sorocaba, São Paulo - A japonesa Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, tem planos ambiciosos para o mercado brasileiro. A empresa deu início ontem à construção de sua fábrica em Sorocaba (SP), que produzirá, a partir do segundo semestre de 2012, veículos compactos para concorrer com o Gol, da Volkswagen, e com o Palio, da Fiat.

"Os modelos compactos são o maior segmento no Brasil, com70% do mercado total", afirmou Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota. "É natural que tenhamos o Gol e o Palio como competidores." Atualmente, a Toyota tem uma participação de mercado de apenas 3%. Quando a nova fábrica estiver em pleno funcionamento, o objetivo é aumentar essa fatia para 8%.

A capacidade inicial de produção em Sorocaba será de 70 mil unidades, mas a empresa possui autorização para chegar a 400 mil. O evento do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica contou com a presença de Atsushi Niimi, vice-presidente executivo da matriz, a Toyota Motor Corporation. "O Brasil é importante para o crescimento mundial da Toyota", apontou Niimi. "O País deve se tornar este ano o quarto maior mercado do mundo, ultrapassando a Alemanha."

De acordo com os executivos, o veículo compacto será parecido com o Etios, apresentado este ano na Índia, mas adaptado às necessidades do mercado brasileiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre carros

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasIndústrias em geralAmérica LatinaDados de BrasilAutoindústriaMontadorasToyotaIndústria

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente