Negócios

UE autoriza aquisição da NBC Universal pela Comcast

Comissão Europeia autorizou a compra ao considerar que a operação não dará à nova entidade uma posição de monopólio

Acordo concederá à Comcast o controle da NBC Universal, e dará lugar a um gigante da mídia sem equivalente nos Estados Unidos (Michael Nagle/Getty Images)

Acordo concederá à Comcast o controle da NBC Universal, e dará lugar a um gigante da mídia sem equivalente nos Estados Unidos (Michael Nagle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Bruxelas - A União Europeia aprovou nesta quarta-feira o projeto de aquisição da NBC Universal, gigante americana da mídia e do entretenimento, pela operadora de TV a cabo americana Comcast.

A Comissão Europeia, que decide os questões de concorrência na UE, indicou ter autorizado a compra ao considerar que a operação não dará à nova entidade uma posição de monopólio dentro da União.

A principal razão é que a Comcast está totalmente ausente do setor de redes cabeadas na Europa. A segunda razão é que, apesar de a Comcast possuir uma participação na Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), produtora cinematográfica americana, "as partes combinadas do novo conjunto nascido da fusão se mantêm muito limitadas emtodos os países do Espaço Econômico Europeu".

A decisão do executivo comunitário contrasta com a tomada em 24 de junho pela autoridade americana de comunicações, a FCC, que pediu informações suplementares e suspendeu por isso qualquer operação de aquisição.

Em dezembro, a Comcast concluiu um acordo com o conglomerado General Electric (GE), que até então possuía 80% da NBC Universal.

O acordo concederá à Comcast o controle da NBC Universal, e dará lugar a um gigante da mídia sem equivalente nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaTelecomunicaçõesUnião EuropeiaConcorrência

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett