Negócios

Usiminas está fora de cogitação, reitera Jorge Gerdau

Presidente do conselho de administração diz que compra de parte da siderúrgica não interessa

Jorge Gerdau: um "não" bem enfático à compra da Usiminas (Germano Lüders/EXAME)

Jorge Gerdau: um "não" bem enfático à compra da Usiminas (Germano Lüders/EXAME)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 20h21.

São Paulo – Os planos da Nippon Steel de comprar a participação da Camargo Corrêa e Votorantim na Usiminas e depois repassá-la à Gerdau não passam de uma história inventada pelo mercado. A declaração é de Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração da siderúrgica que leva o seu nome.

Nesta sexta-feira, Gerdau reiterou que não há interesse em adquirir uma parte da siderúrgica. “A Usiminas não está na pauta da Gerdau”, enfatizou o empresário, que participou hoje do EXAME Fórum.

A Gerdau, no último mês, vem sendo alvo de especulações, depois que surgiram rumores de que a CSN estaria negociando a compra de 27% das ações ordinárias da Usiminas, que pertencem a Camargo Corrêa e Votorantim.

Segundo os boatos, a japonesa Nippon Steel estaria usando a Gerdau como escudo para afastar qualquer possibilidade de a CSN comprar o controle da Usiminas. Uma opção dos japoneses seria comprar a fatia de suas sócias brasileiras e revendê-la para a Gerdau. Outra seria a siderúrgica gaúcha negociar diretamente esse bloco de ações com a Votorantim e a Camargo Corrêa.

Há cerca de duas semanas, a Gerdau enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no qual negava ter feito qualquer oferta pela Usiminas. A companhia, que, até então, vinha evitando falar sobre o assunto, citou em nota que as notícias sobre uma eventual oferta não tinham fundamento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas abertasEmpresas brasileirasCSNSiderúrgicasSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaGerdauUsiminasEmpresas japonesasEmpresáriosFusões e AquisiçõesIndústriaBilionários brasileirosEXAME Fórumeventos-exameJorge Gerdau

Mais de Negócios

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda