Negócios

Vale confirma interesse em participar de Belo Monte

Vale ocuparia a vaga da Gaia Energia, do Grupo Bertin, que deixou o consórcio da hidrelétrica neste mês

Rio Xingu, onde será erguida a usina de Belo Monte: a Vale estuda entrar no projeto (VEJA)

Rio Xingu, onde será erguida a usina de Belo Monte: a Vale estuda entrar no projeto (VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2011 às 16h19.

São Paulo - A Vale confirmou nesta sexta-feira (25/2) que analisa a possibilidade de participar do consórcio Norte Energia, responsável pela construção e operação da usina de Belo Monte, no rio Xingu. Em 16 de fevereiro, a Gaia Energia anunciou sua saída do consórcio, que é liderado pela estatal Eletrobrás.

"Estamos fazendo uma avaliação técnico-econômica", disse Eduardo letschan diretor executivo de exploração mineral, energia e implementação de projetos, em encontro com jornalistas. Esse processo demora cerca de duas semanas, segundo o executivo. "Temos interesse em participar desde que haja atratividade técnico-econômica", disse.

Se a Vale entrar no consórcio, caberá à mineradora o papel de autoprodutor - o mesmo que o Grupo Bertin desempenharia. Nesse papel, a Vale precisaria garantir o consumo de parte da energia gerada pela hidrelétrica. A Gaia Energia, do Bertin, possuía cerca de 9% de participação no consórcio.

Segundo o mercado, a Gaia vinha encontrando dificuldades para aportar as garantias exigidas para a sua participação no empreendimento - algo próximo a 2 bilhões de reais. O Bertin nega que o consórcio tenha cobrado garantias, e que sua saída se relacione à falta de capacidade de apresentá-las. Segundo o Bertin, abrir mão de Belo Monte foi uma decisão estratégica, que permitirá ao grupo focar a construção das sete termelétricas que faltam ser entregues, do pacote de nove usinas que conquistou em leilão em 2008.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoIndústriaRoger Agnelli

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros