Negócios

Vale é alvo da China em nova política para minério de ferro

País conversou com a empresa para formular uma nova política de preços diante da queda do produto no mercado à vista

A Vale, BHP e Rio Tinto em 2010 substituíram a política de preços anual, vigente há 40 anos, para trimestral, diante da alta do minério no mercado à vista (Divulgação/Vale)

A Vale, BHP e Rio Tinto em 2010 substituíram a política de preços anual, vigente há 40 anos, para trimestral, diante da alta do minério no mercado à vista (Divulgação/Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2011 às 09h01.

Xangai/Pequim - A China, maior compradora de minério de ferro do mundo, disse que conversou com Vale SA, Rio Tinto Group e BHP Billiton Ltd. para formular uma nova política de preços diante da queda do produto no mercado à vista.

“Esperamos definir um novo mecanismo de preços estável, transparente, justo e sensato”, disse Zhang Changfu, vice- presidente do conselho e secretário geral da Associação de Ferro e Aço da China, a repórteres em Pequim. “Queremos fazer algo mais organizado e saudável”.

O preço do minério de ferro à vista recuou 32 por cento este mês diante do aperto de crédito e redução da demanda de aço por parte de construtoras e fabricantes de automóveis na China. A maioria dos clientes do país quer substituir contratos trimestrais para preços do mercado à vista, disse a Vale na semana passada.

A chinesa Baoshan Iron & Steel Co. está negociando preços do minério com a companhia brasileira para o quarto trimestre e espera que os seus gastos com matéria prima recuem com uma nova política, disse hoje o diretor geral da Baoshan, Ma Guoqiang, em conferência com analistas.

A Vale, BHP e Rio Tinto em 2010 substituíram a política de preços anual, vigente há 40 anos, para trimestral, diante da alta do minério no mercado à vista. A precificação para os contratos trimestrais se baseia na média de indicadores do mercado à vista nos três meses que se encerram um mês antes do trimestre em questão.

No curto prazo, o minério de ferro pode chegar a US$ 95 por tonelada, o menor preço em mais de dois anos, e deve se recuperar no ano que vem, disseram hoje os analistas Peter Richardson e Joel Crane, do Morgan Stanley, em relatório enviado por e-mail.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBHP BillitonChinaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas inglesasIndústriaMineraçãoPreçosRio TintoSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares