Negócios

As 10 maiores bilheterias de 2011 – sim, os americanos ainda dominam

Apesar de o número de filmes de longa-metragem brasileiros lançados ter sido o maior dos últimos 10 anos, os filmes americanos ainda dominam a bilheteria no país

Cena do filme  (Divulgação)

Cena do filme (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 11h45.

São Paulo - Em 2011, foram lançados 99 filmes brasileiros – o maior número em dez anos – mesmo assim, a receita bruta e os ingressos vendidos caíram em 30%, enquanto os filmes estrangeiros registraram crescimento. 

O número total de ingressos vendidos em 2011 chegou a 143,9 milhões, e a renda bruta nas bilheterias dos cinemas alcançou o valor de 1,44 bilhão de reais, segundo dados da Ancine. A renda dos filmes estrangeiros foi 7,8 vezes a dos filmes nacionais. 

A renda bruta de bilheteria dos filmes estrangeiros foi de 1,27 bilhão de reais, tendo dobrado de valor em cinco anos. Isso reflete um crescimento do número de ingressos vendidos de cerca de 60% e um aumento do preço médio dos ingressos de 30%, no mesmo intervalo.

Já a renda de filmes brasileiros, de 163 milhões de reais, registrou queda de 30%, tanto em termos de ingressos vendidos como em renda bruta. Para a Ancine, isso ocorreu por causa da ausência, em 2011, de megassucessos de bilheteria comparáveis a ‘Tropa de Elite 2’ ou ‘Nosso Lar’. 

Veja ao lado quais foram os filmes que tiveram mais espectadores em 2011.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoCinemaFaturamentoBalanços

Mais de Negócios

Dólar baixo destrava nova ameaça para esta indústria paulista de embreagens: a concorrência chinesa

Gigante italiana investe R$ 45 milhões em centro de distribuição e projeta dobrar produção no Brasil

Com tarifaço, enchente e pandemia, calçadista gaúcha anuncia falência com dívidas de R$ 18,3 milhões

Quando a venda precoce se torna uma perda milionária: o Caso YouTube, Reddit e Instagram