Negócios

Via Varejo adota tecnologia da IBM para canal de atendimento

Nova ferramenta estará disponível, no começo, apenas para o segmento de smartphones

Via Varejo: serviço de atendimento a clientes estará disponível tanto nas versões desktop como em dispositivos móveis (foto/Divulgação)

Via Varejo: serviço de atendimento a clientes estará disponível tanto nas versões desktop como em dispositivos móveis (foto/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 5 de junho de 2017 às 11h30.

São Paulo - A varejista de eletroeletrônicos e móveis Via Varejo passa a utilizar a partir deste mês o recurso da tecnologia cognitiva "Watson", da IBM, em um novo canal de atendimento a clientes dos sites da Casas Bahia e do Pontofrio.

Por meio de um "chat bot" (um chat com resposta automática), a empresa afirma que o consumidor poderá ter acesso a informações sobre seus pedidos, trocas, cancelamento ou devolução de produtos de uma maneira simples, rápida e mais efetiva.

A nova ferramenta estará disponível, no começo, apenas para o segmento de smartphones e a ideia é ajudar o cliente a escolher as melhores opções de dispositivos com base em suas preferências e necessidades.

De acordo com a companhia, o serviço estará disponível tanto nas versões desktop como em dispositivos móveis, e também servirá como ferramenta de apoio para vendedores, que poderão utilizar o sistema para aperfeiçoar o atendimento em lojas físicas.

A tecnologia permite "oferecer um atendimento mais exclusivo, rápido e multicanal, pois poderemos utilizar os dados compartilhados entre nossas lojas online e físicas", disse o diretor de comércio eletrônico da rede, Flavio Dias, em nota.

A Via Varejo afirma que os chat bots criados com tecnologia Watson entendem a linguagem natural humana, processam a informação de maneira inteligente e devolvem aos usuários respostas com alto grau de precisão e confiabilidade.

O grande diferencial da plataforma é o fato de ela interpretar a intenção de perguntas, extraindo o contexto de cada interação com o cliente e oferecendo retornos próximos ao utilizado em uma conversa entre humanos, destacou a varejista.

Acompanhe tudo sobre:Via VarejoIBMPonto FrioCasas BahiaAtendimento a clientes

Mais de Negócios

Ele começou no ferro-velho do pai. Hoje, oferece crédito sem taxas para PMEs

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões