Negócios

Volkswagen prepara 23 lançamentos para 2011

Montadora pretende atingir a marca de 1 milhão de veículos vendidos daqui a quatro anos

Otimismo: apesar do anúncio do BC que deve derrubar as vendas, a Volkswagen mantém os planos de investimentos (Krafft Angerer/Getty Images)

Otimismo: apesar do anúncio do BC que deve derrubar as vendas, a Volkswagen mantém os planos de investimentos (Krafft Angerer/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 12h45.

São Paulo – O anúncio feito pelo Banco Central (BC), que quase dobrou as taxas de juros para financiamento de veículos, fez a Volkswagen rever sua projeção de crescimento para 2011. A montadora alemã, que previa uma alta entre 5% e 6%, estima agora um crescimento entre 4% e 5%. Mesmo assim, o presidente da empresa, Thomas Schmall, manteve os planos para os próximos anos.

A Volkswagen planeja 23 lançamentos para 2011, entre modelos inéditos e novas versões – são dez a mais do que o registrado neste ano. Segundo o presidente, o impacto do novo pacote anunciado pelo BC deve surtir impacto na montadora a partir do início do próximo ano. O aumento dos encargos devem provocar queda de até 20% na venda de veículos zero quilômetros.

Apesar das dificuldades na compra de veículos impostas pelo BC, a Volkswagen inaugurou nesta segunda-feira (6/12) a operação das novas instalações de pintura da unidade de São Bernardo do Campo (SP). Dessa forma, a capacidade total de produção da Volkswagen do Brasil chegará a 3.500 veículos por dia. Até outubro a montadora vendeu 578.946 unidades de veículos leves. Schmall espera encerrar o ano com 750.000 unidades vendidas. Em 2009, foram 695.395. “A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no país, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, afirma ele.

A obra faz parte do plano de investimentos da empresa no período de 2010 a 2014, que prevê aportes de 6,2 bilhões de reais no país para o aumento da capacidade de produção e a ampliação da linha de veículos da marca. O Brasil responde atualmente por 17% das vendas globais da montadora.

A Volkswagen contratou também 1.300 novos funcionários neste ano. Do total, 600 foram para a fábrica da Anchieta -- metade para as novas instalações da área da pintura. A empresa conta hoje com 23.000 colaboradores.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralAutoindústriaMontadorasVolkswagenVendasEmpresas alemãsIndústria

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner