Lula, presidente brasileiro: "Se eu for candidato em 2026, será para ganhar" (Evaristo Sá/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 3 de agosto de 2025 às 17h13.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo, 3, que poderá disputar um quarto mandato nas eleições de 2026, mas condicionou a decisão a seu estado de saúde.
Durante discurso na posse de Edinho Silva como novo presidente nacional do partido, Lula disse que não concorrerá caso não esteja em plena condição física, e mencionou o caso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como exemplo a não ser seguido.
"Para ser candidato, tenho que ser muito honesto comigo mesmo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Quando digo que tenho 80 anos e energia de 30, podem acreditar", declarou. "Se eu for candidato, será para ganhar", complementou.
A fala do presidente ocorre em meio a especulações sobre a sucessão presidencial e à recente decisão de Biden de abandonar a corrida eleitoral americana após sofrer críticas por episódios de confusão mental durante debates.
Ao citar o líder norte-americano, Lula reforçou que não pretende se submeter a uma campanha eleitoral se não estiver em plenas condições físicas e cognitivas.
A declaração foi dada durante o encerramento do Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília desde a última sexta-feira (1º). No evento, Edinho Silva assumiu oficialmente a presidência do partido, sucedendo a deputada Gleisi Hoffmann (PR), que agora ocupa o cargo de ministra das Relações Institucionais.