Pop

9 de julho é feriado nacional? Saiba a origem e o significado da data

Saiba mais sobre a luta armada liderada pelos paulistas contra Getúlio Vargas e o papel do feriado de 9 de julho

No dia 9 de julho de 1932, as tropas paulistas iniciaram uma luta armada sob o comando do general Isidoro Dias Lopes (Getty Images/Divulgação)

No dia 9 de julho de 1932, as tropas paulistas iniciaram uma luta armada sob o comando do general Isidoro Dias Lopes (Getty Images/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de julho de 2025 às 08h45.

Tudo sobreGetúlio Vargas
Saiba mais

Nesta quarta-feira, 9 de julho, o estado São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista, que celebra o movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e apoiado pelo Partido Democrático (PD) em oposição ao presidente Getúlio Vargas, em 1932.

Foi somente em 1997 que o dia 9 de julho se tornou feriado, após a aprovação do Projeto de Lei nº 710/1995 pelo deputado estadual Guilherme Gianetti, na Assembleia Legislativa. A data é considerada por alguns historiadores como uma forma de resgatar o orgulho paulista entre a população.

Qual é a origem da data?

A Revolução Constitucionalista teve lugar em 1932 e contou com o apoio dos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, que também se sentiam incomodados com o autoritarismo de Getúlio Vargas. Os líderes de São Paulo sentiam que não tinham voz na escolha de seus representantes, o que acabou gerando uma forte mobilização.

No dia 9 de julho de 1932, as tropas paulistas iniciaram uma luta armada sob o comando do general Isidoro Dias Lopes. Os revolucionários lançaram uma intensa campanha publicitária, buscando o apoio da população para alcançar o sucesso no conflito. Jovens foram convocados para lutar nos campos de batalha, enquanto os industriais suspenderam suas produções e passaram a fabricar armamentos para o confronto.

Dia 9 de julho é feriado nacional?

É importante ressaltar que o feriado de 9 de julho é exclusivo do estado de São Paulo e não é comemorado em nível nacional. Além disso, ele é considerado um feriado e não um ponto facultativo, de acordo com a legislação vigente.

Acompanhe tudo sobre:FeriadosGetúlio VargasHistóriaCuriosidades

Mais de Pop

Essa cantora feita por IA não existe, mas já tem hits

Está ficando calvo? Essa IA com mais de 200 mil usuários pode te ajudar

CCXP 2025: confira a programação do maior festival de cultura pop

Onde estão os ex-BBBs mais icônicos e o que aconteceu com suas fortunas