'Adolescência': minissérie virou fenômeno nas redes sociais (Netflix)
Repórter de POP
Publicado em 10 de abril de 2025 às 15h26.
A minissérie "Adolescência" chegou à plataforma da Netflix em março de 2025 com começo, meio e fim em quatro episódios. Mas pode ser que a produção ganhe uma nova temporada em breve — pelo menos, é esse o desejo da Plan B, produtora de Brad Pitt.
Os presidentes Dede Gardner e Jeremy Kleiner afirmaram em entrevista ao Deadline que estão negociando com o diretor da série, Philip Barantini, sobre uma nova temporada com "nova versão". A ideia é, disseram eles ao portal, "ampliar o foco, mantendo-se fiéis ao DNA (da série) sem serem repetitivos". Os criadores de "Adolescência", Stephen Graham e Jack Thorne, ainda não aceitaram o projeto.
Até o momento, a Netflix não anunciou a renovação da minissérie, tampouco os produtores afirmaram que haveria uma nova temporada. Em entrevista ao Tudum, blog da plataforma de streaming, a ideia era que a história fosse limitada: "Sabíamos que queríamos terminar naquele quarto. Queríamos que a jornada terminasse onde começou... Foi ali que a pessoa que Jamie se tornou foi criada."
A produção já é a quarta mais assistida da Netflix entre as séries de língua inglesa, vista por mais de 114 milhões de pessoas. Está atrás somente de "Wandinha", "Stranger Things" e "Dahmer".
A trama acompanha a vida de Jamie Miller (Owen Cooper), um garoto de 13 anos que se vê acusado de assassinato após a morte de sua colega de escola. O caso, tenso por si só, é o pano de fundo ideal para o debate sobre como o ambiente interno — na família, nas redes, na própria psique — influencia a vida de adolescentes e causa eventuais consequências severas.
Em entrevista ao Tudum, blog da Netflix, Graham destacou que a história de "Adolescência" não é exatamente inspirada em um evento real, e sim em vários episódios recentes de violência cometidos por jovens e adolescentes nos Estados Unidos.
“Houve um incidente em que um jovem [supostamente] esfaqueou uma menina”, contou ele. “Fiquei chocado. Eu estava pensando: ‘O que está acontecendo? O que está acontecendo na sociedade em que um menino esfaqueia uma menina até a morte? Qual é o incidente incitante aqui?’ E então aconteceu de novo, e aconteceu de novo, e aconteceu de novo. Eu realmente só queria lançar luz sobre isso e perguntar: ‘Por que isso está acontecendo hoje? O que está acontecendo? Como chegamos a isso?’”.
A minissérie está disponível no streaming da Netflix.
A minissérie tem quatro episódios com duração média de 60 minutos.