Pop

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 7 melhores filmes de Walter Salles — 3 já foram indicados ao Oscar

Antes de 'Ainda Estou Aqui', cineasta já subiu no palco do Teatro Dolby outras duas vezes

Walter Salles: diretor mais indicado ao Oscar do Brasil (Alile Dara Onawale/Divulgação)

Walter Salles: diretor mais indicado ao Oscar do Brasil (Alile Dara Onawale/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 1 de março de 2025 às 08h48.

Tudo sobreOscar 2025
Saiba mais

Que "Ainda Estou Aqui" é um sucesso estrelado por Fernanda Torres, parece que o Brasil inteiro já sabe. A artista é capa de revistas, está estampada em murais de São Paulo, é um fenômeno nas redes sociais — próprias e da Academia. Mas Walter Salles, diretor do filme que concorre ao Oscar em três categorias, tende a ficar um pouco mais reservado.

Entra 'Anora', sai 'Ainda Estou Aqui': as previsões da Variety para o Oscar 2025

O diretor já é veterano quando o assunto é premiação de cinema. Subiu os degraus do Teatro Dolby, no qual é realizada a cerimônia do Oscar, muitos anos antes do livro de Marcelo Rubens Paiva — que baseia o longa estrelado por Torres — sequer começar a ser escrito. Com "Central do Brasil" (1998), primeiro filme brasileiro a receber a indicação da Academia ao prêmio de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), Salles viu de perto os bastidores de uma campanha para o prêmio. Na ocasião, no entanto, ele e o elenco saíram da cerimônia de mãos vazias.

Em 2005, já com trabalhos internacionais, o cineasta voltou ao teatro com "Diários de Motocicleta" (2004), produção latino-americana com apoio da França e Alemanha baseada na viagem de Ernesto Che Guevara e Alberto Granado pela América do Sul em 1952. Dessa vez, Salles desceu as escadas com uma estatueta em mãos: o filme foi indicado a Melhor Roteiro Adaptado (Jose Rivera) e Melhor Canção Original, que venceu o prêmio.

O filme brasileiro que mudou as regras do Oscar — e tem mais indicações que 'Ainda Estou Aqui'

Embora nunca tenha sido indicado ao Oscar de Melhor Direção, Walter Salles é considerado pela crítica especializada como um dos maiores diretores do Brasil. E neste ano, pela primeira vez na história, pode voltar com uma estatueta para casa pelo trabalho em "Ainda Estou Aqui", um filme brasileiro, falado em português.

Abaixo, separamos os 8 melhores filmes dirigidos pelo cineasta, seus trailers, sinopses e onde assisti-los. Confira:

Os 8 melhores filmes de Walter Salles e onde assisti-los

Terra Estrangeira (1995)

yt thumbnail

Sinopse: O filme segue Paco, um jovem brasileiro que decide deixar o Brasil após a morte de sua mãe para viver em Portugal. Lá, ele se envolve em atividades ilegais e conhece Alex, uma brasileira exilada.

Onde assistir: Disponível na Netflix e Globoplay

Central do Brasil (1998)

yt thumbnail

Sinopse: Dora, uma ex-professora, escreve cartas para analfabetos. Ela decide ajudar um garotinho órfão a encontrar seu pai, iniciando uma jornada pelo Brasil.

Onde assistir: Disponível na Netflix, Globoplay, Prime Video (aluguel e compra) e Apple TV (aluguel e compra).

Abril Despedaçado (2001)

yt thumbnail

Sinopse: Ambientado no sertão nordestino em 1910, o filme conta a história de Tonho, que é encarregado de vingar a morte de seu irmão, mas começa a questionar o ciclo de violência.

Onde assistir: Disponível somente em mídia física

Diários de Motocicleta (2004)

yt thumbnail

Sinopse: Baseado na viagem de Che Guevara e Alberto Granado pela América do Sul em 1952, o filme mostra como essa jornada influenciou a visão política de Guevara.

Onde assistir: Disponível somente em mídia física

Água Negra (2005)

yt thumbnail

Sinopse: Um filme de terror e mistério sobre uma mãe e sua filha que enfrentam eventos sobrenaturais em um novo apartamento.

Onde assistir: Disponível somente em mídia física

Paris, je t'aime (2006)

yt thumbnail

Sinopse: Um filme coletivo com várias histórias curtas sobre amor em Paris. Walter Salles dirigiu um dos segmentos.

Onde assistir: Disponível em mídia física.

Linha de Passe (2008)

yt thumbnail

Sinopse: Quatro irmãos são criados pela mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida de pai desconhecido. Com a ausência do pai, lutam por seus sonhos e um deles vê seu talento como jogador de futebol a esperança de uma vida melhor.

Onde assistir: Apple TV e Prime Video (aluguel e compra)

Ainda Estou Aqui (2024)

yt thumbnail

Sinopse: Baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva, o filme segue a vida de Eunice Paiva e seus filhos após o desaparecimento do pai durante a ditadura militar.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas. Em breve, no Globoplay

EXAME no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Quem são os indicados ao Oscar 2025

Veja a lista completa de indicados à maior premiação do cinema aqui.

Fernanda Torres tem chances no Oscar?

Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, foi a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz e tem boas chances de fazer história, mais uma vez, na premiação do Oscar. Ela compete com Demi Moore ("A Substância"), Mikey Madison ("Anora"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Perez") e Cynthia Erivo ("Wicked").

A atriz também é a primeira brasileira nos últimos 26 anos a concorrer por um papel de drama no Oscar. A última (e até então, única) foi a própria mãe, Fernanda Montenegro — nomeada em 1999 pelo papel em "Central do Brasil", também indicado a Melhor Filme Internacional.

O Brasil nunca ganhou um Oscar em nenhuma das categorias, vale dizer.

'Ainda Estou Aqui' tem chances no Oscar?

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. 

26 anos depois, "Ainda Estou Aqui" não só quebrou o jejum de "Central do Brasil", como marcou o começo de uma lista de ineditismos: foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, a maior categoria da premiação, em que a indústria cinematográfica brasileira nunca havia conquistado uma nomeação.

O novo filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores e R$ 100 milhões em bilheterias. Abriu em primeiro lugar na semana de estreia no Brasil e em Portugal, e em segundo lugar nos Estados Unidos, país no qual ficou em cartaz em 700 salas de cinema. Tem sido listado por críticos de todo o mundo como a principal aposta do ano para Melhor Filme Internacional, e Fernanda Torres é considerada favorita ao prêmio de Melhor Atriz, ao lado de Demi Moore.

O longa é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures.

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 10 filmes brasileiros indicados ao Oscar e onde assisti-los

Quando será o Oscar de 2025?

A 97ª edição do Oscar será no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby.

Onde assistir ao Oscar de 2025?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Que horas começa a cerimônia do Oscar de 2025?

O início da cerimônia está previsto para as 21h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:FilmesOscarOscar 2025StreamingFilmes brasileiros

Mais de Pop

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta

Última temporada de 'Stranger Things' tem orçamento milionário e pressão por final perfeito