Desfile da Sapucaí, no Rio de Janeiro (Buda Mendes/Getty Images)
Repórter
Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 11h59.
Os preparativos para os desfiles da Série Ouro, que acontecem na sexta-feira e no sábado a partir das 21h, na Marquês de Sapucaí, impactam o trânsito da cidade já nesta madrugada. O deslocamento dos carros alegóricos das oito primeiras escolas de samba do grupo exigirá mudanças viárias.
Em um comunicado, o CET-Rio informou que a partir da meia-noite desta quinta para sexta-feira, a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira, será interditada. Além disso, bloqueios temporários podem ocorrer a partir das 21h para facilitar a movimentação dos carros alegóricos.
Como os barracões das escolas da Série Ouro estão espalhados por bairros da região central e norte, como São Cristóvão, Santo Cristo, Centro e Estácio, o deslocamento desses veículos exigirá ajustes no tráfego.
Quem precisa embarcar na Rodoviária do Rio deve se atentar às mudanças no trânsito e programar o trajeto com antecedência. Além das interdições para a passagem dos carros alegóricos, a região central da cidade recebe grande fluxo de foliões, especialmente por conta dos megablocos de carnaval.
O trânsito no entorno do Sambódromo será ainda mais restrito ao longo da sexta-feira. O primeiro dia de desfiles começa às 21h, mas já pela manhã as mudanças no tráfego se intensificam.
No sábado, 1º de fevereiro, algumas vias serão reabertas a partir das 8h, como a pista central da Avenida Presidente Vargas (sentido Candelária), Rua Frei Caneca e Avenida Trinta e Um de Março.
No entanto, a partir das 17h, o esquema de bloqueios volta a ser reforçado para o segundo dia de desfiles da Série Ouro, seguindo a mesma programação da sexta-feira.
Os organizadores recomendam o uso de transporte público, que terá esquema especial durante todos os dias de carnaval, com metrô, trem, BRT e VLT operando 24 horas.