Pop

'Carro voador': primeiro voo experimental no Brasil é realizado no interior de SP; veja vídeo

Capaz de atingir velocidade de 130 km/h, o veículo pode suportar até 600 kg e é movido por energia elétrica

'Carro voador': primeiro voo experimental no Brasil é realizado no interior de SP; veja vídeo (Gohobby/Divulgação)

'Carro voador': primeiro voo experimental no Brasil é realizado no interior de SP; veja vídeo (Gohobby/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de setembro de 2024 às 15h37.

Última atualização em 20 de setembro de 2024 às 15h37.

Na manhã desta sexta-feira, 20, a empresa de importação e distribuição de drones Gohobby realizou o primeiro voo experimental de um "carro voador" no país na cidade de Quadra, no interior de São Paulo. Adriano Buzaid, CEO da empresa, pilotou a aeronave com o comandante Jeovan Alencar.

No início do mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu à empresa o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), permitindo o teste da aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical, conhecida como eVTOL 216-S da chinesa EHang. A sigla "eVTOL" significa "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical" em inglês.

Essa autorização equipara a operação do veículo a um drone de Classe 1, com certas restrições como a proibição do transporte de pessoas e a exigência de que os testes sejam realizados em áreas específicas. Esses testes, de caráter experimental e voltados para pesquisa e desenvolvimento, representam um marco para o futuro da mobilidade urbana no Brasil.

Como funciona o 'carro voador'?

O EHang 216-S é uma aeronave não tripulada com capacidade de carga de até 620 kg e que pode atingir velocidade de 130 km/h. Com 5,73 metros de largura e 1,93 metros de altura, o veículo se destaca pela facilidade de pouso e decolagem, que pode ocorrer em locais simples como helipontos em condomínios ou edifícios, sem a necessidade de infraestruturas complexas, como aeroportos.

Assista ao vídeo do primeiro voo no 'carro voador' brasileiro:

Outro ponto que chama atenção é a tecnologia verde e sustentável do eVTOL. Movido a energia elétrica, o carregamento da aeronave pode ser concluído em até duas horas, com a possibilidade de ser reduzido com carregadores ultrarrápidos, tornando o sistema não só prático, mas também ecologicamente correto. A operação sustentável visa reduzir os danos ambientais associados às emissões de CO2.

A EHang, fabricante chinesa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, destaca que a aeronave possui 16 motores, o que minimiza as chances de falhas e aumenta a confiabilidade do veículo.

Próximos passos para o 'carro voador' no Brasil

O primeiro voo do eVTOL no Brasil simboliza o início de uma nova era, com expectativas de que esses veículos possam, no futuro, realizar operações comerciais e até o transporte de passageiros. Embora o voo inicial tenha sido realizado sem passageiros, a Gohobby está comprometida em continuar os testes e desenvolver novas soluções para o setor.

"O próximo passo é tornar o 1º voo do carro voador no Brasil uma realidade", escreveu a Gohobby em nota. "(...) o futuro da mobilidade urbana do Brasil está em nossas mãos."

Acompanhe tudo sobre:DronesCarrosInovação

Mais de Pop

É feriado nesta segunda-feira, 20 de outubro? Veja quem tem direito a folga

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta