Pop

'Caso Eloá': documentário estreia nesta quarta-feira na Netflix

Diário da jovem, entrevistas exclusivas e imagens de imprensa foram usados para reconstruir o crime que parou o Brasil

Eloá Pimentel: novo documentário traz detalhes sobre o caso que parou o Brasil (Netflix/Divulgação)

Eloá Pimentel: novo documentário traz detalhes sobre o caso que parou o Brasil (Netflix/Divulgação)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 15h15.

Última atualização em 12 de novembro de 2025 às 15h22.

Tudo sobreNetflix
Saiba mais

Em 13 de outubro 2008, a adolescente Eloá Pimentel, de 15 anos, foi sequestrada e mantida em cárcere privado por mais de cem horas pelo ex-namorado Lindemberg Alves, de 22 anos. O episódio, que ocorreu em Santo André, na Grande São Paulo, foi transmitido ao vivo pela televisão brasileira e agora é recontado pelo novo documentário true crime da Netflix, 'Caso Eloá: Refém ao Vivo'.

A produção de 2025 reconstrói o caso a partir de depoimentos inéditos de familiares, amigos e jornalistas. O documentário também teve acesso ao diário da própria vítima. Segundo os produtores, esse foi o grande diferencial para mostrar o que não havia sido revelado pela mídia na época e tentar dar voz a Eloá.

Caso Eloá

O sequestro só chegou ao fim quando a polícia entrou no apartamento, mas Lindemberg atirou na refém, matando-a.

Além de Eloá, outros colegas de escola também estavam na casa da jovem quando o seu ex-namorado invadiu. Iago Vieira e Victor Lopes foram liberados após algumas horas, enquanto Nayara Rodrigues permaneceu com Eloá e também foi baleada.

Um dos pontos que está chamando a atenção dos telespectadores é que Nayara não participa do documentário sobre o assassinato da amiga. Segundo a produção, todos os envolvidos foram contatados.  

Segundo as investigações, a adolescente teria terminado com Lindemberg após dois anos de relacionamento por não suportar mais o ciúme possessivo do jovem.

Após o desfecho trágico, a imprensa foi duramente criticada por sua cobertura ao vivo, uma vez que possibilitou ao sequestrador saber em tempo real exatamente o que estava acontecendo ao lado de fora do prédio. 

Tremembé

Lindemberg foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão. Em 2013, a pena foi reduzida a 39 anos e três meses. Desde então, o assassino de Eloá está detido na penitenciária de Tremembé, localizado no anterior de São Paulo.

No último mês, a prisão também foi objeto de uma série de true crime que tomou conta das redes sociais. Produzida pelo Prime Video, a série é inspirada nos bastidores da presidiária que ficou conhecida como a "prisão dos famosos", por deter criminosos conhecidos da mídia brasileira de casos que pararam o Brasil.

Ao lado de Lindemberg, estão nomes como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:CrimeNetflixStreamingFilmes

Mais de Pop

'O Diabo Veste Prada 2': 1º trailer é divulgado nesta quarta, com Meryl Streep e Anne Hathaway

'Toy Story 5': novo teaser mostra tablet como vilã; veja o vídeo

COP30: vídeo de mascote dançando com 'Bicharada do Juaba' viraliza

O que aconteceu na 4ª temporada de Stranger Things?