Pop

Critics Choice Awards: 'Ainda Estou Aqui' perde para 'Emilia Pérez' em melhor filme estrangeiro

Longa de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres, segue na disputa pelo Oscar em três categorias

 (Ainda Estou Aqui/Divulgação)

(Ainda Estou Aqui/Divulgação)

Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 08h46.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2025 às 14h49.

Tudo sobreOscar 2025
Saiba mais

O filme francês Emilia Pérez venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional na noite desta sexta-feira, 7, em Santa Monica, nos Estados Unidos.

O musical de Jacques Audiard superou o brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, além dos indicados Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia), Flow (Letônia), Kneecap (Irlanda) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).

Rodado no México, o longa francês narra a história de um traficante que se torna uma mulher trans e funda uma ONG para ajudar famílias a encontrarem desaparecidos.

Apesar do reconhecimento, Emilia Pérez enfrenta polêmicas desde janeiro, quando sua campanha para o Oscar foi afetada por acusações de apropriação cultural e declarações controversas da protagonista, Karla Sofía Gascón.

Ainda Estou Aqui revive a história real de Eunice Paiva, advogada e ativista que passou 40 anos buscando respostas sobre o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, ex-deputado assassinado durante a ditadura militar. No começo de janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo papel.

No Oscar, o filme brasileiro segue na disputa. Ainda Estou Aqui concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres . A cerimônia acontece em 2 de março, com transmissão da TV Globo.

Critics Choice é um termômetro do Oscar?

Apesar de premiar filmes que depois vencem na Academia, o Critics Choice tem uma base de votantes diferente, formada por críticos e jornalistas. No Oscar, o corpo de jurados inclui profissionais da indústria do cinema, o que pode influenciar os resultados de forma distinta.

Além disso, a votação para os vencedores do Critics Choice aconteceu no início de janeiro, antes das polências sobre Emilia Pérez ganharem forma. Dessa forma, é difícil entender qual é a atual recepção do filme francês e como ele irá performar no Oscar, previsto para início de março.

EXAME no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Quem são os indicados ao Oscar 2025

Veja a lista completa de indicados à maior premiação do cinema aqui.

Fernanda Torres tem chances no Oscar?

Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, foi a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz e tem boas chances de fazer história, mais uma vez, na premiação do Oscar. Ela compete com Demi Moore ("A Substância"), Mikey Madison ("Anora"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Perez") e Cynthia Erivo ("Wicked").

A atriz também é a primeira brasileira nos últimos 26 anos a concorrer por um papel de drama no Oscar. A última (e até então, única) foi a própria mãe, Fernanda Montenegro — nomeada em 1999 pelo papel em "Central do Brasil", também indicado a Melhor Filme Internacional.

O Brasil nunca ganhou um Oscar em nenhuma das categorias, vale dizer.

'Ainda Estou Aqui' tem chances no Oscar?

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. 

26 anos depois, "Ainda Estou Aqui" não só quebrou o jejum de "Central do Brasil", como marcou o começo de uma lista de ineditismos: foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, a maior categoria da premiação, em que a indústria cinematográfica brasileira nunca havia conquistado uma nomeação.

O novo filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores e R$ 100 milhões em bilheterias. Abriu em primeiro lugar na semana de estreia no Brasil e em Portugal, e em segundo lugar nos Estados Unidos, país no qual ficou em cartaz em 700 salas de cinema. Tem sido listado por críticos de todo o mundo como a principal aposta do ano para Melhor Filme Internacional, e Fernanda Torres é considerada favorita ao prêmio de Melhor Atriz, ao lado de Demi Moore.

O longa é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures.

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 10 filmes brasileiros indicados ao Oscar e onde assisti-los

Quando será o Oscar de 2025?

A 97ª edição do Oscar será no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby.

Onde assistir ao Oscar de 2025?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Que horas começa a cerimônia do Oscar de 2025?

O início da cerimônia está previsto para as 21h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:FilmesFilmes brasileirosOscar 2025Fernanda Torres

Mais de Pop

É feriado nesta segunda-feira, 20 de outubro? Veja quem tem direito a folga

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta