Pop

Dia das Crianças: por que a data é celebrada no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Ocasião é valorizada por religiosos, comerciantes e pais que querem celebrar a vida ao lado dos filhos

Dia das Crianças: neste ano, a comemoração ocorre na quinta-feira (Reprodução/Reprodução)

Dia das Crianças: neste ano, a comemoração ocorre na quinta-feira (Reprodução/Reprodução)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 11 de outubro de 2023 às 18h39.

O Dia das Crianças, comemorado anualmente em 12 de outubro, na mesma data de Nossa Senhora Aparecida, é um momento importante tanto para os católicos, quanto para as famílias aproveitarem o tempo com os filhos.

Neste ano, a data cai na quinta-feira, o que significa que algumas empresas podem aderir ao famoso "feriadão" prolongado, com quatro dias de descanso.

Por isso, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para programar uma viagem ou organizar a rotina com um período de repouso.

Por que o Dia das Crianças ocorre no mesmo dia de Nossa Senhora?

Historiadores afirmam que o Dia das Crianças começou a partir do Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil, em 12 de outubro de 1923.

O evento reuniu políticos de vários países em um encontro com estudiosos sobre a infância, com o objetivo de levantar soluções sobre questões como educação, saúde, alimentação e segurança dos pequenos.

Como o Congresso alcançou grande repercussão internacional, o então deputado federal, Galdino do Valle Filho, propôs a lei, em 1924, instituindo o dia 12 de outubro como Dia das Crianças no Brasil. O presidente da República na época, Arthur Bernardes, sancionou o Decreto 4.867, tornando oficial a data.

O propósito era estabelecer no calendário nacional uma data em homenagem a todas as crianças do país, para valorizar a infância e os cuidados no desenvolvimento dos menores de idade.

Muitos religiosos acreditavam que a escolha da data, no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida, foi pela forte devoção de muitos brasileiros à santa, especialmente as mães. No entanto, as duas celebrações passaram a ocorrer na mesma data por mera coincidência.

Após um decreto do papa Pio XII, em 1930, a santa se tornou oficialmente a padroeira do Brasil. Por outro lado, apenas em 1980, quando o papa João Paulo II visitou o país, que o então presidente João Figueiredo declarou feriado nacional no dia 12 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaDia das Crianças

Mais de Pop

É feriado nesta segunda-feira, 20 de outubro? Veja quem tem direito a folga

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta